• Matéria: Artes
  • Autor: almeidamariaclara179
  • Perguntado 6 anos atrás

1- O que é repertório de dança? E explique como porque é importante aumentar o repertório de dança. 2- Depois dessa aula você teve a possibilidade de conhecer melhor a Quasar CIA. de dança. Explique em algumas linhas, quais são as principais características da Quasar.

Respostas

respondido por: gabrieldesbiez
1

Resposta:

Uma jovem talentosa, que em 2015 completou 27 anos. Nascida em Goiás, na capital Goiânia, criou um sotaque próprio, delicadamente inspirado nas diversas artes e suas antíteses, criando um mundo visual e comunicacional diagramado em frames e luzes. Nada linear. Nada analógico. Despontou mundo afora por sua capacidade de discutir o próprio ser humano, fazendo dele sua principal fonte de inspiração. Por sua capacidade de comunicação com as mais variadas plateias ressoou em territórios distintos. Conquistou palcos dançando temas ontológicos que absorvem o homem em suas mais íntimas aspirações. Pincelou essa construção com pitadas de um humor sutil e quixotescamente ingênuo, que travou batalhas inimagináveis com o mundo da abstração e da poesia.

Essa não é a descrição de uma pessoa, mas poderia ser. Trata-se certamente de um corpo que se move homogêneo, ainda que impulsionado pelos desejos individuais de suas partes, essas sim, heterogêneas. Esta é a descrição de um grupo que desde sua fundação reuniu almas inquietas, ansiosas por discutir suas relações com o mundo. E foi assim que em 1988 surgiu um Quasar no Centro-Oeste do Brasil. O nome não poderia ser outro: corpos que circundam um centro hiperdenso, que se fundem na mais poderosa fonte de energia já descoberta, que gera um feixe de luz que viaja até nós, remontando o próprio nascimento do universo. Ao todo são 25 espetáculos criados e irradiados nas mais diversas direções geográficas. Por ano, uma média de 40 (quarenta) exibições públicas de uma obra que se tornou uma escola, uma referência para mais e novos criadores.

Caminhos abertos

Se para alguns no início era o verbo, para um Quasar no início era luz. Talvez por isso o primeiro espetáculo da Quasar falava através de sua iluminação. ASAS (1988) foi a primeira criação de Henrique Rodovalho à frente da Companhia da qual se tornaria coreógrafo residente. Aquele era o pontapé inicial para que uma fagulha em Henrique fizesse dele um investigador de possibilidades, e um diretor de cenas que, a princípio, não traziam exatamente a dança como ponto de partida, mas sim uma mistura de conhecimentos e observações sobre o mundo, sobre o corpo, sobre o vídeo, a foto, a música. Um espírito que se uniu às vocações próprias de cada bailarino, ou de cada ator, que daquele ponto em diante foram reunidos não por sua capacidade técnica, mas por uma disponibilidade afetiva. E foi assim que a Cia iniciou uma trajetória de criações que fugiam do balé moderno convencional e apresentavam ao público de Goiânia algo novo, inusitado, desafiador e vibrante.

Os 9 (nove) espetáculos seguintes, criados por Henrique Rodovalho e transmutados pelo elenco da Quasar através de suas experiências pessoais, fizeram da dança um espaço de experimentação artística e descobertas de novas possibilidades. Estudos (1989) e Sob o mesmo azul (1990) já traziam a linguagem do vídeo contracenando com os corpos, a performance, a música executada em cena por não-bailarinos, o silêncio como sonoridade possível para a dança, uma caixa cênica toda aberta ao público. A improvisação e a capacidade de encenação já eram parte fundamental para aquele elenco, obviamente cheio de contrastes. A música de Itamar Assunção completava o absurdo desejado. Não Perturbe (1992) inicia a trajetória de cenas curtas e bem-humoradas da Companhia, e uma relação com trilhas sonoras que fugiam do senso comum, como as músicas quase teatrais de Os Mulheres Negras e Tom Waits. A experiência deu certo e fez com que a Quasar caísse no gosto de plateias que até então não frequentavam espetáculos de dança. Senhores de Poucas Visões (1993) e Quatros (1994) surgiram para espaços exíguos e foi apresentado em palcos alternativos, como o café-teatro Zabriskie, que lançava um novo nicho de entretenimento na capital. A Quasar mais uma vez aceitava um desafio.

No sexto ano Rodovalho reuniu suas experimentações, sintetizando conteúdos e informações que até então giravam em torno de um núcleo superaquecido, e criou um novo trabalho de longa duração, coreografado e iluminado sob sua direção, pensado para o palco italiano de grandes proporções e desenhado com a parceria de outros criadores, como o cenógrafo Shell Junior. Com trilha sonora de Arnaldo Antunes, figurino

respondido por: isadoramonticelidelf
2

1) Ballet de repertório (em francês ballet d'action) é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que é representada através de danças.[1] O balé de repertório precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido, minuciosamente (apesar de às vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas). Os mais conhecidos são O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Giselle, Copéllia, Pássaro de Fogo, Esmeralda, Dom Quixote, etc.

2)Quasar Companhia de Dança, por ser o que existe de mais elaborado na dança contemporânea em Goiás, nos move a buscar uma compreensão aprofundada sobre o modo como o corpo que dança irá expressar-se e comunicar-se com o mundo. A companhia obteve reconhecimento internacional como uma das melhores do Brasil, tendo à sua frente um dos melhores coreógrafos do mundo, por coincidência ou não, graduado em Educação Física.

:)

Perguntas similares