1. Sobre as fases do Renascimento italiano, é correto afirmar que: * 1 ponto Os artistas do Renascimento italiano não apresentavam interesse pela cultura greco-romana. O Renascimento mudou muito a Itália, mas não teve o mesmo impacto em outras regiões europeias. O Renascimento pode ser dividido em cinco fases: primeira, segunda, terceira, quarta e quinta. No período denominado Quattrocento (século XV) temos o domínio de uma família de mecenas, os Médici de Florença. 2. Os artistas do Renascimento introduziram inovações técnicas que marcaram a história da arte, assinale abaixo quais eram essas inovações. * 1 ponto O realismo, o domínio da perspectiva e o autorretrato O abstrato, o domínio da perspectiva e o autorretrato O realismo, a natureza morta e o autorretrato O realismo, a pintura sacra e o autorretrato.
Respostas
1 - É correta a alternativa D, sendo a família dos Médici, ricos comerciantes e financistas que viviam na região que hoje conhecemos como Itália, um grupo de pessoas central no desenvolvimento das ideias e dos trabalhos que marcariam o que conhecemos como Renascimento.
A é falsa pois os renascentistas viam a sociedade greco-romana como uma fonte de inspiração. B é falsa pois, além da Itália, foi importante também na França e nos Países Baixos. C é falsa pois podemos dividi-lo em três fases, e não cinco.
2 - É correta a alternativa A, sendo a característica principal da arte renascentista o retorno ao ideal grego da arte como "mímesis", ou seja, cópia, imitação.
Assim como os greco-romanos, tinham a ideia de reproduzir em suas obras as coisas tais como eram na natureza, reproduzindo perfeitamente a figura humana. Para realizar isto, usavam de técnicas como o sombreamento adequado, proporção e estudos de perspectiva, de modo que as suas obras fossem o mais belas (dentro de sua concepção de belo) possíveis.
Resposta:
c
Explicação: