Explique o que são células-tronco.
2 — O que são organismos transgênicos?
3 — Explique a diferença entre gene e genoma.
Respostas
Partindo de uma perspectiva biológica, confirmamos que cada item apresentado na pergunta se relaciona um com o outro, mas também ressaltar que a biodiversidade, no que tange a fauna, flora e o espaço do homem, se define como uma pluralidade entre os seres vivos de todas as origens.
Em linhas gerais, as células-tronco são aquelas que fornecem e dão base de origem a todos os tecidos e órgãos do corpo humano.
Enquanto os organismos transgênicos são aqueles produzidos pela genética, a partir da incorporação dos genes das espécies que não tiveram uma reprodução natural.
E para finalizar, o gene é a parte funcional do DNA enquanto o genoma é o conjunto dos fatores hereditários que podem ser vistos nos cromossomos.
Resposta:
O que são células-tronco?
As células-tronco são células muito especiais. Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células-tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico. Essas células têm duas características distintas:
conseguem se reproduzir, duplicando-se, gerando duas células com iguais características;
conseguem diferenciar-se, ou seja, transformar-se em diversas outras células de seus respectivos tecidos e órgãos.
Um exemplo é a célula-tronco hematopoética, que no adulto se localiza na medula óssea vermelha. Na medula óssea, ela é responsável pela geração de todo o sangue.
Essa é a célula que efetivamente é substituída quando é feito um transplante de medula óssea.
Explicação: