Respostas
Resposta:
Não.
Explicação:
Por causa desse grupo (O2)2-, nos peróxidos o oxigênio apresenta número de oxidação igual a -1, e não -2 como costuma ter na maioria dos compostos.
O peróxido mais conhecido é o peróxido de hidrogênio que em solução aquosa é denominado água oxigenada. Ele é comercializado com várias finalidades, dentre elas o clareamento de cabelos, fibras têxteis, papel, etc.
A água oxigenada é um líquido incolor muito instável, que se decompõe apenas na presença de luz, originando água e gás oxigênio.
2 H2O2 → 2 H2O + O2
Os volumes expressos nas embalagens indicam a proporção da solução. Por exemplo, “10 volumes” indica que para cada litro da solução são produzidos 10 litros de O2, em 1 atm e à 0 ºC.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Porém, a água oxigenada não é o único peróxido existente, há também peróxidos de metais alcalinos e de metais alcalinoterrosos, como mostrado a seguir:
Peróxidos de metais alcalinos: são sólidos e iônicos e sempre apresentam a seguinte fórmula: MA2O2, sendo que MA é o metal alcalino. Exemplos: Li2O2, Na2O2, K2O2;
Peróxidos de metais alcalinoterrosos: também são sólidos e iônicos e sempre apresentam a seguinte fórmula: MATO2, sendo que MAT é o metal alcalinoterroso. Exemplos: MgO2, CaO2, BaO2.
Veja um exemplo abaixo que mostra como realmente um peróxido em presença de água ou de um ácido produz água oxigenada:
Peróxido + água → base + água oxigenada
K2O2 + 2 H2O → 2 KOH + H2O2
Peróxido + ácido → sal + água oxigenada
K2O2 + 2 HCl → 2 KCl + H2O2
O peróxido de hidrogênio, que dá origem à água oxigenada, é o mais importante dos peróxidos
O peróxido de hidrogênio, que dá origem à água oxigenada, é o mais importante dos peróxidos