1) Em uma cadeia alimentar formada por : Fungos; plantas; insetos, pássaros e cobras. Defina quem são: ( 2,0 ).
a)Produtores:_____________________________________;
b)Consumidores:_______________________________________________________;
c)Decompositores:_________________________________;
2) No Pantanal, plantas aquáticas servem de alimento para lambaris, pacus e capivaras. Nesse ambiente, piranhas alimentam-se de lambaris e pacus. Já as ariranhas sobrevivem, alimentando-se de pacus e piranhas." Na teia alimentar descrita no trecho acima, os organismos que ocupam dois níveis tróficos são: ( 2,0 )
a) lambaris. b) pacus. c) capivaras. d) piranhas. e) ariranhas.
3) Algumas relações ecológicas causam benefício para apenas uma espécie, não prejudicando nem beneficiando a outra. Um exemplo clássico ocorre entre o peixe-piloto e o tubarão. Nesse caso, o peixe piloto prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de suas presas. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa relação ecológica. ( 2,0 ).
a) Inquilinismo. b) Mutualismo. c) Amensalismo. d) Comensalismo. e)Sociedade.
4) Os líquens são formados pela associação de certas espécies de algas e um fungo. Ambas as espécies são beneficiadas nessa relação, sendo que uma espécie não é capaz de viver isoladamente naquele local. Nesse caso, há uma relação chamada de: (2,0 ).
a) Comensalismo. b) Inquilinismo. c) Mutualismo. d) Protocooperação .e)Colônia.
Respostas
respondido por:
1
1)
a)Produtores: são seres autótrofos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese- plantas.
b)Consumidores: são seres heterotróficos, pois dependem de outros seres vivos para sobreviver- cobras, pássaros, insetos.
c)Decompositores: são seres heterotróficos que atuam principalmente no ciclo de nutrientes, e atacam as matérias orgânicas, as decompondo em sais minerais, água e dióxido de carbono, que são depois reutilizados- fungos
2)
Letra d: piranhas
3)
comensalismo
4)
mutualismo
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás