• Matéria: Português
  • Autor: Divine12345
  • Perguntado 6 anos atrás

oq se deve fazer para exercermos melhor nosso papel como cidadao ?escreva um texto opinativo sobre essa questao. me ajudemmmmmmmmmmmmmmm


Anônimo: Posso lhe da uma dica?
Anônimo: faça uma pequena pesquisa de texto e escreva com suas palavras
Anônimo: O papel do cidadão no contexto social


Existe um tipo de cidadão que pode ser chamado de cidadão máximo, que é aquele que atende seu papel na sociedade e conhece seus direitos e deveres. Ou seja, se por um lado o cidadão tem os seus direitos, por outro ele tem os seus deveres. E, quando lidamos com pessoas no setor público, temos que ter isso muito claro.
Anônimo: É preciso engajar a sociedade para que o cidadão saia do papel de cidadão mínimo, que é aquele que pensa: “eu pago meus impostos e você tem que entregar os serviços”. Essa pessoa tem uma visão muito limitada do que de fato é ser cidadão e, provavelmente, exigirá muito do Estado, além de contribuir pouco com a sociedade.
Anônimo: ai
Anônimo: espero ter te ajudado
mariihBblee: Muito bom!
Anônimo: vlw
Divine12345: valeuuuuuu

Respostas

respondido por: mariihBblee
9

Resposta:

O cidadão é basicamente a menor unidade da sociedade, é seu papel cumprir com os seus deveres e usar os seus direitos, exercer a cidadania, que é se manter firme e não quebrar as regras da sociedade.

Explicação:

Muito se tem falado do papel do Estado mas talvez não suficientemente do papel do cidadão.

O papel do cidadão é o mais importante de todos, pois é o conjunto de cidadãos que deve escolher o tipo de sociedade em que pretende viver, determinando os papéis das suas principais instituições e agentes.

A globalização, uma maior escolaridade, o avanço tecnológico e a expansão das democracias têm vindo, e bem, a transformar ainda mais as nossas sociedades em sociedades de cidadãos.

No futuro, o cidadão terá cada vez mais poder para com autonomia e independência ser senhor do seu próprio destino e determinar o seu futuro, naturalmente dentro daquilo que está sob o seu controle.

Uma sociedade liberal, tenha uma governação mais à esquerda ou à direita, é aquela em que o poder está claramente repartido pelas suas várias instituições democráticas (executivas, legislativas ou judiciais) e onde também a Sociedade Civil tem múltiplas formas de expressão e de intervenção.

Estas intervenções, poderão ser individuais ou associativas, reforçando o aprofundamento de uma democracia participativa sem poderes dominantes e criando um maior valor para a sociedade pela diversificação, empenho e contributo que todos podem trazer.

Perguntas similares