Respostas
Explicação:
Reflexão regular da luz
Ondas refletidas sobre o mesmo plano e com o mesmo ângulo das ondas incidentes sofrem reflexão regular. A interface (lugar onde ocorre o contato entre dois meios) entre o meio original e o meio sobre o qual a luz incide é o que indica se a sua reflexão será regular ou difusa. Superfícies lisas (ou bastante polidas) tendem a refletir a luz de forma regular. Nesse tipo de reflexão, é possível enxergar uma imagem refletida pela superfície, como no caso dos espelhos ou de águas calmas.O raio de luz é refletido com o mesmo ângulo regular,pois os ângulos de incidência e reflexão da luz são iguais, portanto, nesse caso, seria possível enxergar a imagem da fonte de luz que produz os raios de luz incidentes.
→ Tipos de Reflexão ←
Durante uma reflexão são conservadas a frequência e a velocidade de propagação e no caso da refração, só acontece a manutenção da frequência constante.
AB = raio de luz incidente
BC = raio de luz refletido
N = reta normal à superfície no ponto B
T = reta tangente à superfície no ponto B
i = ângulo de incidência, formado entre o raio incidente e a reta normal.
r = ângulo refletido, formado entre o raio refletido e a reta normal.
Reflexão - Fenômeno que consiste no fato da luz voltar a se reproduzir no meio de origem, depois que reflete sobre uma superfície de separação entre dois meios.
Refração – Fenômeno voltado ao fato da luz passar de um meio para outro diferente.
Há a possibilidade de estruturar a reflexão de um raio de luz, quando se alcança a área polida. Espelhos mostram uma reflexão excelente e durante esse acontecimento, o ângulo em que a onda ocorre sobre o campo fica igual ao ângulo que é refletido.
Raios incidentes – São os raios que atingem a superfície.
Raios refletidos – São os raios que voltam ao meio de propagação.
. Se for constituído no meio do raio incidente, reta normal e representado pela letra i, denomina-se ângulo de incidência.
. Se for formado no meio do raio refletido, reta normal e representado pela letra r, denomina-se ângulo de reflexão.
É possível transmitir energia por meio de partículas e também manifestar em forma de ondas. Nesse caso, a reflexão de um fenômeno, pode se dar por um caráter de eletromagnetismo ou mecânico.
→ Reflexão ←
A reflexão da luz é um fenômeno óptico em que um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao seu meio de origem. Graças a esse fenômeno conseguimos enxergar os objetos ao nosso redor, pois a luz incide sobre os corpos, que, por sua vez, refletem-na, fazendo com que os raios de luz cheguem aos nossos olhos, possibilitando, assim, a nossa visão.
De acordo com a superfície de incidência da luz, a reflexão pode ser classificada de duas formas:
Reflexão difusa: ocorre quando os raios de luz incidem em uma superfície irregular ou rugosa e são refletidos em direções distintas.
Reflexão regular ou especular: Quando os raios de luz incidem sobre uma superfície lisa, ou regular, e são refletidos na mesma direção, paralelos uns aos outros.
→ Leis da Reflexão da luz ←
Considerando um raio de luz incidindo sobre uma superfície, temos as seguintes definições:
î – ângulo de incidência formado pelo raio incidente e a normal;
r – ângulo de reflexão formado pelo raio refletido e a normal;
⇒A partir dessas definições, temos as seguintes Leis para a reflexão.
. O ângulo de incidência é sempre igual ao ângulo de reflexão (î = r);
. O raio incidente, a normal à superfície e o raio refletido estão todos no mesmo plano.
Observe a figura a baixo:
Resposta:
É quando aponta uma fonte de luz para uma superfície espelhada e acontece a reflexão
Explicação: