Atualmente, seria possível surgir movimentos como A Revolução Pernambucana e Confederação do Equador? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu no Nordeste do Brasil em 1824, durante o período imperial. Foi uma reação à Constituição outorgada por dom Pedro I no mesmo ano. Essa Constituição mantinha o Brasil preso a um governo centralizador, sob o comando dos portugueses.
Iniciado em Pernambuco, o movimento se espalhou rapidamente para outras províncias da região, como a Paraíba, o Ceará e o Rio Grande do Norte. Ficou conhecido por esse nome, Confederação do Equador, devido à proximidade da região do conflito com a linha do equador. Sua bandeira trazia um ramo de algodão e um talo de cana-de-açúcar e carregava o lema “Religião, Independência, União e Liberdade”.
Do final do século XVII até o início do século XIX (um período também conhecido como “era das revoluções”) ocorreram na Europa profundas mudanças políticas, econômicas e culturais. Essas mudanças foram sentidas em outras partes do mundo, inclusive no Brasil. A Confederação do Equador foi um reflexo dessas mudanças.
Explicação: