pesquise seguindo o roteiro do caderno do aluno
- história do Jiu-jitsu ;
- principais golpes ;
- principais regras ;
- judo e jiu-jitsu: diferença e semelhança ;
Respostas
Resposta:
História do Jiu-jitsu:O Jiu Jitsu: surgiu no continente Asiático, há cerca de 3.600 anos. No Brasil, surgiu em 1914, trazido pelo japonês Mitsuyo Maeda. Os irmãos Gracie introduziram adaptações, resultando no Brazilian jiu jitsu. Há três vertentes para a origem da arte suave, mas a mais difundida conta que o jiu jitsu surgiu no Japão. Outra versão fala que surgiu na Índia, onde era praticado pelos monges budistas, sendo levado para a China e depois para o Japão, acompanhando a expansão do Budismo. A terceira vertente sustenta que surgiu na China.
Principais golpes: Projeção, montada, mata leão, chave de braço, guilhotina, finalização.
Principais regras: -As lutas são fiscalizadas por um árbitro.
-A duração de cada luta depende de uma série de fatores, sendo os principais a faixa etária em que os lutadores se encontram e a faixa usada por eles.
-Ao longo da luta, o participante pode ganhar ou perder pontos de acordo com o que executar. As punições podem acarretar a perda de 1, 2, 3 ou 4 pontos, de acordo com sua gravidade. As vantagens são igualmente variáveis. Quanto aos movimentos, o participante pode ganhar 2 pontos por queda, raspagem e joelho na barriga; 3 pontos por passagem de guarda e 4 pontos por montada e pegada pelas costas.
-O vencedor da luta é aquele que, ao final da partida, obtiver a maior soma final.
Judo e jiu-jitsu: diferença e semelhança: as principais diferenças entre o Judô e o Jiu-Jitsu brasileiro são as regras: ambos têm técnicas de projeção, imobilizações, estrangulamentos e chaves de luxação. Em relação as punições ambas também possuem em suas regras. A grande diferença é a ênfase de como as regras são aplicadas.
No Judô a busca é pelo Ippon que pode ser alcançado através de: uma projeção perfeita, uma imobilização de 20 segundos, uma chave de luxação, um estrangulamento ou 3 punições acumuladas. No Jiu-Jitsu brasileiro, a busca é pela finalização, pela submissão do adversário, mas ambas as lutas podem ser vencidas por pontuações, não se precisa vencer por Ippon no Judô, ou finalizar no Jiu-jitsu para se vencer um combate, pois existem pontuações em ambas.