Respostas
Resposta:
O sistema de porto único foi um modelo utilizado pelo Reino da Espanha durante os períodos de colonização das Américas, em função de que a administração espanhola dividiu seus territórios em quatro frações do reino: Nova Granada, Nova Espanha, Rio Prata e Peru.
E esse Sistema de Porto Único basicamente é a concentração portos apenas em Veracruz, no México, Porto Belo, no Panamá e Cartagena, na Colômbia. Dessa forma, era possível controlar o fluxo de pessoas e de navios que chegavam e saíam das Américas sob controle espanhol.
ESPERO TER AJUDADO
O sistema de porto único era uma medida de controle da coroa espanhola sobre as embarcações de entrada e saída, tanto na metrópole como nas colônias, evitando o contrabando comercial.
Sistema de porto único
À medida que o plano colonial espanhol se concretizava, os novos conquistadores das Américas começaram a exercer um complexo sistema de controle sobre os territórios ocupados. Desta forma, a Espanha propôs os costumes, instituições e pessoas que asseguravam o funcionamento da lógica de exploração espanhola.
Todos os colonos que transitavam entre a colônia e a metrópole prestavam contas na Casa de Contratação, instituição que tributava todas as riquezas geradas.
Além disso, o sistema de porto único garantia maior controle sobre os navios que entravam e saíam da Espanha e da América hispânica.
Todos os navios que saíam destes portos coloniais só poderiam desembarcar no porto de Cádiz, na região da Andaluzia (Espanha). Os portos comerciais das colônias eram:
- Veracruz (México);
- Porto Belo (Panamá);
- Cartagena (Colômbia).
Para mais informações sobre as navegações espanholas e portuguesas, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/37648868
#SPJ2