Sobre o golpe de 1930, qual a relação entre o assassinato do candidato a vice-presidente, João Pessoa, e o golpe de Estado?
Respostas
Resposta:
Assassinato de João Pessoa
Acredita-se que o crime tenha ocorrido por razões pessoais e ligadas à política paraibana, mas a morte do candidato a vice-presidente transformou-se numa questão nacional. A indignação toma conta do país. Mesmo sem apoio, o presidente Washington Luís não pretendia renunciar ao poder.
A relação entre o assassinato de João Pessoa e o golpe de Estado é que a morte do vice-presidente foi usada como pretexto para colocar o golpe em prática.
O golpe de estado após o assassinato de João Pessoa
O assassinato do vice-presidente João Pessoa, ocorreu por motivos pessoais.
As eleições no país sempre foram marcadas por grande índice de fraude e mesmo com a reunião de vários estados a Aliança Liberal acabou perdendo as eleições para o grupo dos paulistas, o que também está relacionado com a influência que a oligarquia de São Paulo exercia sobre a política brasileira.
Após a derrota nas eleições, parte da Aliança Liberal não aceita o resultado das eleições e passam a conspirar para impedir a posse do presidente eleito, Júlio Prestes.
O estopim para um conflito que levaria a Aliança Liberal ao poder, foi justamente o assassinado do candidato à vice-presidência, o que resultou em um grande levante por parte dos revoltosos que depuseram o presidente Washington Luís e abriram caminho para Vargas assumir o governo.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a relação entre a morte de João Pessoa e o golpe de Estado em 1930 em: https://brainly.com.br/tarefa/26978574
#SPJ2