O que provocou o enriquecimento a desorganização de diversos reinos e uma drástica diminuição demográfica na África no séculos XV e XIX ?
Respostas
Resposta:
ExplicaEnriquecimento de urânio é o processo de separação física do átomo urânio-235 do átomo urânio-238, chamados isótopos do urânio, que são encontrados na natureza em concentrações em peso de 0,7% e 99,3%, respectivamente, de modo a aumentar para até 5% a concentração do urânio-235.
O urânio-235, o isótopo físsil, é que produz energia ao sofrer fissão (rompimento) nos núcleos dos reatores nucleares. O hexafluoreto de urânio (UF6) é o composto de urânio processado, na forma gasosa, por equipamentos especiais empregados nos processos tecnológicos de enriquecimento de urânio. No caso do processo de ultracentrifugação, o gás passa por equipamentos chamados ultracentrífugas que giram em velocidade extremamente alta, separando os dois tipos de isótopos, o urânio-235 e o urânio-238. Por ser mais pesado, o urânio-238 se desloca para as paredes da ultracentrífuga, enquanto que o urânio-235, por ser mais leve, se concentra no centro, de onde são retirados.
Para entender o processo de separação da forma mais simples, cita-se o exemplo da secagem de roupas numa máquina lavadora: análogo ao que acontece numa ultracentrífuga, o tambor da máquina ao girar lança a roupa (componente mais pesado) contra as paredes internas, tirando a maior parte da umidade, enquanto a água (componente mais leve) é eliminada em outra parte. Como no enriquecimento de urânio o efeito separativo dos isótopos numa ultracentrífuga é pequeno, para conseguir-se a concentração desejada de até 5% do isótopo urânio-235, torna-se necessária a passagem sequencial do gás “enriquecido” por inúmeras máquinas conectadas em série e paralelo, formando as chamadas cascatas.
A figura a seguir, de forma singela, ilustra o processo industrial do enriquecimento de urânio, identificando na cor vermelha as concentrações dos isótopos urânio-235 nas frações enriquecida e empobrecida, retiradas das cascatas.
ção: