Quando ocorre o processo mais empregado para a produção do ferro é o alto forno, no qual é usado o carvão coque, rico em carbono (C). A queima desse carvão tem a função de fornecer energia para a transformação e interagir com o oxigênio(O2) para formação de monóxido de carbono (CO), representada na reação: Faça o Balanceamento da transformação não balanceada 2 C(s) + O2(g) → 2 CO(g) + energia O monóxido de carbono formado reage com o óxido de ferro (FeO), formando o ferro metálico: FeO(s) + CO(g) + energia → Fe(l) + CO2(g)
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O ferro gusa é uma liga composta de ferro (cerca de 0,1%), carbono (de 3% a 6%), manganês (cerca de 0,5%), silício (de 1% a 4%) e enxofre (cerca de 0,1 %). Sua produção é realizada rotineiramente em altos fornos em formato de cuba, com cerca de 30 metros de altura.
A produção do ferro gusa é uma atividade do setor siderúrgico de extrema importância econômica pelo fato de corresponder à grande parte do custo da produção do aço. A produção dessa liga ocorre por meio do processo de redução do ferro presente em minérios que contêm esse elemento.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás