Respostas
Resposta:
Em 1940, grande parte da população exercia funções relacionadas ao setor primário. O país ainda era agroexportador e apresentava desenvolvimento econômico baixo.
Em 2010, com industrialização e urbanização consolidadas e nível de desenvolvimento econômico mais elevado, o Brasil passou a apresentar grande parte de sua PEA nos setores secundário e terciário.
No Brasil, vem crescendo a quantidade de pessoas no setor terciário. Como as atividades nesse setor não são suficientes para absover grande parte da mão de obra, o subemprego aumenta cada vez mais. Para muitos, esse tipo de atividade é a única possibilidade para garantir sustento.
A População Economicamente Ativa (PEA) representa a parcela da população que está ocupada em termos de emprego, ou seja, a população que exerce função remunerada.
Na década de 1940 essa população era basicamente dedicada ao setor primário, ou seja, plantação e colheita de produtos agrícolas, a partir de 2010, os setores secundário (indústria) e terciário (comércio) começaram a empregar mais.
A População Economicamente Ativa (PEA)
Quando falamos da parcela da população que não está desempregada, estamos falando do PEA. Não necessariamente aquela que está de carteira assinada, mas, exerce algum trabalho remunerado.
Este indicador é importante, pois, um país onde a PEA é alta significa que a população possui renda melhor, pois, o nível de desemprego é baixo.
No Brasil, as últimas décadas foram de mudanças para a PEA, pois, a população começou a ser empregada em outros setores e não apenas a depender de trabalho rural.
Para entender mais sobre a PEA, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/46914502
#SPJ2