Respostas
Resposta:
Quando usamos o relógio para marcar o período que precisamos nos arrumar, ou que vamos levar para chegar a um determinado compromisso, estamos medindo o tempo. Os anos, meses, horas, minutos e segundos são formas de determiná-lo.
Antigamente, os povos usavam o sol como mecanismo de orientação. Basicamente, entendiam que quando o sol estava no céu era dia e a ausência dele era noite. Foi assim que passaram a dividir o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.
Instrumentos de Media de Tempo
O relógio é o instrumento que mais é utilizado no dia a dia para medir o tempo. Ele pode ser de pulso ou de parede, digital ou analógico. Durante a história do mundo, existiu vários outros instrumentos usados para medir o tempo. Veja abaixo alguns deles:
- Ampulheta:
Criada no século XVIII, é conhecido também como relógio de areia. A sua estrutura é composta por duas ambulas, entre elas, existe um pequeno buraco, por onde passa a areia que fica dentro desse instrumento.
Na medida que em que a areia vai caindo, de uma ambula para a outra, o tempo é marcado.
- Clepsidra:
Foi criada em 1400 a.C. e é conhecida como o “relógio de água”. Esse instrumento usa a força da gravidade para mover a água fazendo o mesmo movimento que areia faz na ampulheta.
- Relógio Atômico:
Foi criado em 1955 e é considerado um dos relógios mais precisos já inventado. Ele usa as propriedades do átomo para funcionar.
- Relógio de Sol:
Foi criado por volta de 1500 a.C. e é um dos instrumentos de mais fácil compreensão. Ele usa a luz do sol que reflete em uma placa e produz uma sombra que está fixada em um mostrador.
- Relógio de Vela:
Foi criado em meados do século VIII e era composta apenas por uma vela, que era marcada com vários traços e à medida que a vela ia queimando, o tempo era marcado.
- Relógio de Pêndulo:
Explicação: