Neste espaço vamos buscar aprofundar conteúdos relacionados a proteção social. Pois bem, já sabemos que as Políticas Públicas foram escritas como parte constitutiva de cidadania, pela ótica que as nações produzem coletivamente suas riquezas e a apropriação destas não se apresenta isenta de debilidades, revelando assim concentração de renda em diferentes partes do mundo, o que incide diretamente na emersão da questão social e seu conjunto de expressões. Com base neste pressuposto e amparados em um processo de desenvolvimento mais maduro do capitalismo, os diversos Estados foram construídos diferencialmente sistemas de proteção social, a fim de contornar suas expressões da mesma questão social. A tais sistemas denominamos de Políticas Sociais. É sabido que estes sistemas apresentam a intervenção em diferentes fenômenos, os quais são reconhecidos como direitos à medida que seus Estados são tensionados e absorvem tais demandas enquanto dever. Aqui destacamos que alguns segmentos e direitos específicos são considerados mais recentes e apresentam também polêmicas na execução e ampliação de tais direitos. Aqui se inserem as políticas afirmativas. É justamente neste ponto que iniciamos nosso debate. Quero que você conceitue o que é uma Política Social Afirmativa de direitos – discriminação positiva – cite exemplos e insira desafios referentes as suas concretudes no Brasil contemporâneo.
Respostas
respondido por:
4
A Política Social Afirmativa de direitos trata-se de conjunto de mecanismos de integração social de políticas públicas, que tem por objetivo a busca de igualdade entre pessoas na sociedade.
Essas pessoas que se encaixam no conceito de discriminação positiva, tendem a ser pessoas pertencentes a grupos particularmente excluídos e desfavorecidos.
Ou seja, por meio da Política Social Afirmativa de direitos visa-se garantir que todas as pessoas serão tratadas de maneira igual.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás