Por que escolheram o amarelo para representar a campanha setembro amarelo? O que essa cor representa?
Respostas
Olá crsjr!
Setembro Amarelo
- Por que a campanha é representada no mundo todo pelo amarelo?
Em 1994, um jovem chamado Mike Emme, que residia com seus pais nos EUA, era fascinado por seu carro Mustang, que pintou de amarelo. Após o término de um relacionamento, Mike desenvolveu um quadro de depressão e estava planejando tirar sua própria vida. Até que certo dia suicidou-se dentro de seu carro. Ele havia deixado bilhetes de despedida para sua família que foram encontrados dias depois à sua morte. No dia de seu enterro, seus pais entregaram cartões com fitas amarelas, pedindo para todos os que estavam no enterro não desistirem de suas vidas independentemente do problema que passam e para que busquem ajuda para superarem as dores. O caso repercutiu no mundo todo, até que instituições sociais em vários países resolveram adotar a cor amarela para representar o combate ao suicídio, inclusive no Brasil, por meio do Centro de Valorização à Vida (CVV)!
- A cor amarelo representa um período onde a população é lembrada e mobilizada para a importância de buscar ajuda e promover o diálogo contra o suicídio.
Setembro Amarelo: Diga sim à vida!
Olá, amigo! :)
- Por que escolheram o amarelo para representar a campanha setembro amarelo?
A escolha do mês se deve à proximidade do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), e a cor amarela fica por conta de Dale Emme que iniciaram uma campanha da fita amarela após seu filho Mike se suicidar com um carro amarelo. Essa campanha divulga o tema, alerta a população sobre o suicídio, bem como visa a criação de eventos que abram debates sobre o tema, utilizando também a cor amarela para divulgação. Vale ressaltar que, durante a campanha, os locais públicos costumam ser iluminados com a luz amarela, como o Cristo Redentor.
- Como esse dia pode concientizar a sociedade?
Na verdade, o Setembro Amarelo é um grande passo para a prevenção do suicídio, mas é importante para aumentar o acesso aos serviços de saúde mental. Porém, a busca por tratamento psicológico e psiquiátrico ainda é vista com preconceito por algumas pessoas da sociedade, que acreditam que apenas os loucos ou os fracos precisam de terapias; entretanto, são fundamentais, pois permitem o autoconhecimento e o amadurecimento, bem como o diálogo com um profissional especializado nesse cuidado, permitindo ao paciente desabafar sobre seus problemas.
- O que deve fazer quando uma pessoa está no início de uma depressão e como podemos evitar esse tipo de preconceito?
O primeiro passo nessa direção é a formação de profissionais mais qualificados, bem como um incentivo durante os estudos médicos. É preciso também tornar os serviços mais acessíveis à população e reduzir tanto o preconceito quanto o estigma que existe para quem procura atendimento psicoterápico ou psiquiátrico. Esse preconceito pode ser reduzido com o aumento de informações sobre o assunto. Assim, é necessário intensificar o debate sobre o tema na Igreja, na Escola e na sociedade civil, para que seja discutido.
Todos contra o suicídio!