O termo concordância refere-se ao modo pelo qual as palavras sofrem flexões para se acomodarem a outras. A concordância verbal trata das modificações de um determinado verbo que, como regra geral, deve concordar com o sujeito da oração em número e pessoa. Podemos observar a concordância verbal na seguinte frase: As crianças foram ao parque. O verbo está na 3ª pessoa do plural, concordando com o sujeito (as crianças), também na 3ª pessoa do plural. A concordância verbal refere-se à relação de dependência estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto oracional. Os agentes principais desse processo são representados pelo sujeito, que funciona como subordinante; e o verbo, o qual desempenha a função de subordinado. Adaptada de: . Acesso em: 31 ago. 2017. / CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Concordância Verbal. In: ______. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. p. 510-530. A respeito da contextualização sobre concordância verbal, complete o excerto: concordância é a correspondência de flexão entre dois termos e ocorre quando o verbo flexiona-se para concordar com o seu ___________.
Respostas
Resposta:
Sujeito
Explicação:
Corrigido pelo Desafio Nota Máxima (DNM)
A forma correta de completar o excerto apresentado sobre concordância verbal é: concordância é a correspondência de flexão entre dois termos e ocorre quando o verbo flexiona-se para concordar com o seu sujeito.
A concordância verbal se refere ao modo do verbo em relação ao sujeito, o qual deve estar corretamente empregado para que haja harmonia entre os diferentes termos empregados em uma oração, fazendo com que haja o correto sentido presente na frase.
Diferentemente da concordância nominal, a concordância verbal faz referência ao verbo, e por isso deve se atentar à forma que ele está colocado.
Quando um verbo está colocado de maneira equivocada, há um erro de concordância verbal, e aí pode haver erro quanto ao número ou gênero.
Veja mais sobre concordância em:
https://brainly.com.br/tarefa/29114101