• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: dienifersilveira
  • Perguntado 6 anos atrás

Agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência. É um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada. Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora. Atualmente, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha no mercado a mancha vermelha da desconfiança.  Ser ético é uma característica fundamental.  Quanto mais uma organização se destaca no mercado, mais se deve preocupar com as relações éticas. Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e organizações. Para saber se uma empresa é ou não ética é preciso verificar a maneira como ela se planeja e cria soluções para evitar deslizes e problemas. Prevenção é a palavra de ordem em qualquer organização que valorize a ética nos seus negócios e no ambiente de trabalho. Ética gera questões extremamente delicadas e, na maioria das vezes, de foro íntimo. Não existe uma receita universal, pronta e completamente eficaz para resolver essas questões. A decisão sempre varia de pessoa para pessoa, de consciência para consciência. Cada um tem seus limites, impostos por suas crenças e pelas leis, e deve segui-los.
 

Com o que se aborda a respeito da importância da ética dentro das organizações, pondere se as sentenças a seguir são verdadeiras ou falsas.
 
I - () No início dos anos 1960 que, devido a uma série de escândalos acontecidos no mundo empresarial mundial, a ética empresarial começa a ser debatida com mais intensidade.
II - () A década de 1980 viu surgir uma série de seminários sobre ética nos negócios, cursos foram organizados para instruir os executivos a respeito da temática, comitês de ética foram criados a e disciplina ‘ética’ foi inserida no currículo das universidades.
III - () As empresas contemporâneas não se preocupam tanto com a ética, pois não há necessidade de se conciliar o que a sociedade espera das organizações com o que as organizações esperam delas mesmas, em questão de lucro.
IV - () O universo da empresa se deixará sempre guiar pelos cálculos de eficiência e rentabilidade. Porém, nos dias de hoje, sai ao encalço da alma, ou seja, da ética nos negócios, ultima moda dos meios empresariais.
 
Assinale a alternativa correta:
A
V-V-F-F.
B
F-F-V-V.
C
V-F-V-F.
D
V-V-V-F.
E
F-V-F-V.

Respostas

respondido por: shirleicarolaine
20

Resposta:

A resposta correta é a letra E - F-V-F-V.

Explicação:

I - FALSO. Foi no final dos anos 1960 que, por conta de uma série de escândalos acontecidos no mundo empresarial norte americano, a ética empresarial começou a ser debatida com mais intensidade (Capítulo 02, p. 59).

II - VERDADEIRA. A década de 1980 viu surgiu uma série de seminários sobre ética nos negócios, cursos foram organizados para instruir os executivos sobre o tema, comitês de ética foram criados em várias organizações e a disciplina de ‘ética’ foi inserida no currículo de várias universidades (Capítulo 02, p. 59).

III - FALSO. A tendência geral hoje no mundo dos negócios é a arte do êxito sustentável e isso significa a busca do interesse global, numa espécie de utilitarismo ético aplicado ao mundo dos negócios. As empresas estão se esforçando para conciliar seus interesses com a sociedade maior na qual estão inseridas (Capítulo 02, p. 60).

IV - VERDADEIRA. Ao que se sabe, o universo da empresa se deixará sempre guiar pelos cálculos da eficácia e da rentabilidade. Agora, porém sai ao encalço da alma, da ética dos negócios, última moda nos meios empresariais (Capítulo 02, p. 59).

respondido por: kamilafelix121
0

Resposta:

Letra E

Explicação:

Opção II e IV verdadeiras

Perguntas similares