• Matéria: Filosofia
  • Autor: saluahelenadh
  • Perguntado 9 anos atrás

Aristóteles afirma: "chamamos de absoluto e incondicional aquilo que é sempre desejável em si mesmo e nunca no interesse de outra coisa" , e, em seguida, identifica esse bem à felicidade. Justifique essa ideia

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
306

Buscar qual seria o "bem absoluto" é o modo que Aristóteles encontra para investigar o "sentido" da vida, ou seja, com que objetivos fazemos aquilo que fazemos.

Ao identificar este bem coma felicidade reconhece que, ao buscar ser feliz, o sujeito não busca nenhum outro objetivo além deste: é a própria felicidade que deseja, sendo todas as outras "buscas" - da saúde, da segurança, de ter uma boa educação ou mesmo um bom emprego - apenas bens que são buscados "visando" chegar à felicidade.

Com isto em mente Aristóteles passa então a fundamentar toda a sua ética em torno da ideia da felicidade, assumindo como adequado à natureza humana tudo aquilo que contribui para a felicidade geral e como contrário à natureza tudo aquilo que prejudica esta busca fundamental.

Mais sobre a ética aristotélica em:

https://brainly.com.br/tarefa/1962673

Anexos:
respondido por: mayaravieiraj
2

Justificando o pensamento de Aristóteles,  "bem absoluto" seria o adequado para investigar qual seria o "sentido da vida''.

Aspectos gerais sobre o pensamento de Aristóteles

  • Quando Aristóteles fala sobre identificar ''o bem absoluto'', ele acaba  reconhecendo que, de fato, o sujeito não busca nenhum outro objetivo além deste;
  • Segundo Aristóteles, o principal foco é a felicidade e, todas as outras "buscas" acabam visando simplesmente chegar à felicidade;
  • Com esse pensamento, Aristóteles fundamentou  sua ética na ideia da busca da felicidade, sendo contrário à natureza tudo aquilo que gere empecilho a essa busca fundamental.

Mais sobre aristóteles em:

brainly.com.br/tarefa/1962673

Anexos:
Perguntas similares