quando buscamos o termo ostentação no dicionário, encontramos que significa a exaltação dos bens materiais. expressando a riqueza e o luxo. no popular, é o "contar vantagem" buscando reconhecimento dos outros para si. nestas últimas décadas, com o auge das redes sociais, esta prática tem sido frequente e muitas vezes expressa o ter e esquece o ser. fazendo um paralelo com o mito da caverna, faça uma análise desta prática e apresente os benefícios e/ou malefícios desta cultura na vida do indivíduo.
Respostas
Resposta:
Comparando a caverna com as redes sociais, nos ficamos fechados nessa caverna e assim somos alienados, vemos fotos e videos das pessoas felizes e assim julgamos ser uma vida boa, com os sorrisos selecionados nas fotos, a aparência material das postagens, são como as sombras da caverna de Platão, uma verdade incompleta, pois o que vemos nas redes dessas pessoas que ostentam pode não coincidir com o que eles são na verdade.Para Platão uma vida de virtude é mais nobre do que uma vida vivida por riquezas.
Espero ter ajudado !
Podemos comparar a caverna com um mundo que vivemos cheio de culto a riqueza e que são mostradas como um objetivo de vida para nos sendo as sombras que aparece projetadas na parede, isso nos impede de conhecer a vida real.
No entanto ao perceber que saindo dessa caverna e vendo que a vida e mais do que os bens matérias nos libertamos vendo que a vida e mais intensa que possuir um carro caro, porem isso e difícil de ser visto para quem tem que trabalhar de sol a sol, para ter o que veem na mídia.