• Matéria: Biologia
  • Autor: nivaldoneto2842
  • Perguntado 6 anos atrás

Resgate O seu texto da atividade 2 do módulo 11 redija uma carta com uma explicação adequada sobre a importância daquelas medidas sugeridas usando as novas informações adquiridas sobre lesões nos discos de cartilagem e seus possíveis efeitos​


livialara04: preciso da resposta por favor

Respostas

respondido por: anonimo200532
23

Oiê, eu demorei um tasquinho pra achar a resposta, mas aqui está

(o texto está bem comprido, vou grifar as partes mais importantes para quem for escrever tudo a mão)

Resuminho:

  • A maioria das lesões da medula espinhal resulta de acidentes com veículos a motor, quedas, agressões e lesões provocadas por esportes.
  • Os sintomas, tais como perda de sensação, perda da força muscular e perda da função sexual, dos intestinos e da bexiga podem ser temporários ou permanentes.
  • Imagem por ressonância magnética (para avaliar o dano aos tecidos moles, medula espinhal ou ligamentos) e/ou tomografia computadorizada (para avaliar o dano aos ossos) é o melhor modo de identificar a lesão.
  • O tratamento envolve imobilização da coluna, administração de medicamentos para aliviar os sintomas, por vezes cirurgia e, geralmente, reabilitação.

Lesões da medula espinhal e das vértebras

A coluna consiste em 24 ossos das costas (vértebras) mais o cóccix. As vértebras suportam a maior parte do peso do corpo e, portanto, ficam sob muita pressão. Os discos de cartilagem entre cada osso das costas ajudam a amortecer e proteger os ossos. A coluna vertebral forma um canal ósseo de proteção, no qual a medula espinhal fica encerrada.

 A medula espinhal é uma estrutura comprida, frágil e fusiforme, que começa no final do tronco cerebral e se estende até a parte inferior da coluna.

É constituída por nervos que transportam as mensagens de entrada e de saída entre o cérebro e o resto do organismo.

Parte importante:

As lesões na coluna podem afetar os ossos da coluna, a medula espinhal ou as raízes dos nervos espinhais (ramos curtos dos nervos espinhais), que passam através das cavidades que se encontram entre as vértebras.

O feixe de raízes de nervos que se estendem para baixo desde o final da medula espinhal (cauda equina) pode também ser lesionado.

Parte importante:

As lesões da medula espinhal causam dano ou disfunção nervosa de uma das seguintes formas:

  •  Choque por uma lesão por impacto (tal como uma queda ou colisão)
  • Pressão (compressão) pelos ossos partidos, inchaço ou um acúmulo de sangue (hematoma)
  • Rasgões parciais ou totais (rupturas)

Visto que a medula espinhal está rodeada e protegida pela coluna, as lesões da coluna ou do seu tecido conjuntivo (como discos e ligamentos) podem também lesionar a medula espinhal. Essas lesões incluem o seguinte:

  • Fraturas
  • Separação total (luxação) das vértebras adjacentes
  • Alinhamento incorreto parcial (subluxação) das vértebras adjacentes
  • Fixações de ligamentos frouxos (compostas por tecido conjuntivo) entre as vértebras adjacentes

Parte importante:

Os ligamentos podem estar tão frouxos que as vértebras se movem mais livremente. Estas lesões são consideradas instáveis. Quando as vértebras se movem, estas podem comprimir a medula espinhal ou seu suprimento de sangue e danificar as raízes nervosas espinhais. Uma lesão instável da coluna pode não danificar a medula espinhal imediatamente. Por exemplo, a lesão pode causar espasmos dos músculos que sustentam a coluna, o que impede que as vértebras se movam muito. Contudo, após horas ou dias, os espasmos musculares podem desaparecer, permitindo que as vértebras se movam livremente, o que pode danificar a medula espinhal.

 Quase todas as pessoas que sofreram uma lesão da medula espinhal sofreram também uma lesão da coluna. Contudo, às vezes, isso não ocorre em crianças.

Espero ter ajudado! ^^

Perguntas similares