UERJ - 2016/1) “Todo abacate é verde. O incrível Hulk é verde. O incrível Hulk é um abacate.”
Todo argumento pode se tornar um sofisma: um raciocínio errado ou inadequado que nos leva a conclusões falsas ou improcedentes.
O último parágrafo do texto é um exemplo de sofisma, considerando que, da constatação de que todo abacate é verde, não se pode deduzir que só os abacates têm cor verde.
Esse é o tipo de sofisma que adota o seguinte procedimento:
a) enumeração incorreta
b) generalização invertida
c) representação imprecisa
d) exemplificação inconsistente
Respostas
Resposta:
b) generalização invertida
No caso de generalização invertida, chega-se a uma conclusão geral precipitada a partir de uma situação particular, cuja amostra analisada é muito pequena não sendo possível sustentar uma generalização.
No exemplo acima ocorreu isso, o que gerou um erro de lógica, uma vez que a generalização criada não pode ser utilizada em todos os casos possíveis.
A expressão “Todo abacate é verde. O incrível Hulk é verde. O incrível Hulk é um abacate", denota uma generalização invertida. Alternativa B.
Generalização caracteriza tomar uma situação específica como uma verdade universal, ou seja, pegar um exemplo que não se aplica a todos os casos e o designar como correto e aplicável a quaisquer casos.
Desse modo, chega-se a conclusão ilógica de que o Hulk seria um abacate apenas por ser verde, pois o mesmo teria a mesma cor da fruta citada.
Portanto, uma generalização invertida aprofunda o conceito de generalização, ao caracterizar erroneamente alguma coisa em comparação a um elemento que não tem relação com o primeiro.
Outro exemplo seria dizer que o Hulk é forte e musculoso, e que já que ele é um homem, todo homem seria então forte e musculoso, desse modo percebe-se a associação incorreta.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/18703208
Bons estudos!