1) Explique os diferentes mecanismos de hidratação cutânea.
2) Comente sobre a importância dos conservantes, dos antioxidantes e dos corretivos de pH em uma formulação cosmética, citando exemplos de cada um destes componentes.
3) Explique a diferença entre óleo vegetal, mineral e sintético.
4) Cite qual é a principal Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) que dispõem sobre os produtos cosméticos e como esta os caracteriza.
5) Comente sobre as consequências da utilização de solventes orgânicos em produtos para os cuidados com a pele.
6) Considerando a função de barreira da pele, descreva como ocorre a assimilação de um produto cosmético na pele humana quando administrado por via tópica
Respostas
Resposta:
1) Explique os diferentes mecanismos de hidratação cutânea.
Resposta: Os hidratantes são classificados de acordo com mecanismo de ação de seus componentes. Os principais são oclusão e umectação. A hidratação por oclusão ocorre devido à fração oleosa contida na formulação, formam um filme na superfície da pele que evita a perda de água do seu interior. Na hidratação por umectação, os componentes da formulação possuem capacidade higroscópica, ou seja, captam a água do ambiente e à retém na superfície da pele, sem penetrar no estrato córneo. E tendo também a hidratação ativa que é concebida devido às substâncias potencialmente higroscópicas que permeiam na camada córnea e permitem a retenção de água.
2) Comente sobre a importância dos conservantes, dos antioxidantes e dos corretivos de pH em uma formulação cosmética, citando exemplos de cada um destes componentes.
Resposta: Os conservantes tem um importante papel nos produtos, pois ele evita a deterioração do mesmo. Exemplo de conservantes: Metilparabeno, Propilparabeno, Formaldeído e o Álcool Benzílico.
Os antioxidantes impedem que haja desencadeamento de reações químicas evitando que ocorra deterioração do produto. Exemplo de antioxidantes: Metabissulfito de sódio e o EDTA.
O corretivo de PH é uma substância com capacidade de corrigir o PH do produto final de acordo com a sua necessidade, sendo possível corrigir a acidez ou a alcalinidade. Exemplo de corretivo de PH: Hidróxido de Sódio, Ácido Cítrico e o Trietanolamina.
3) Explique a diferença entre óleo vegetal, mineral e sintético.
Resposta: O óleo vegetal é extraído de plantas, como a amêndoa, o abacate, a semente de uva, entre outros. Sendo compostos lipídicos que permitem a liberação lenta dos óleos essenciais para o interior da pele. O óleo mineral é obtido através da destilação do petróleo bruto em pressão atmosférica, onde é obtida uma mistura complexa de hidrocarbonetos (parafinas, naftalenos e diversas moléculas constituídas de carbonos e hidrogênios), que é de onde sai o óleo mineral, o qual possui aspecto oleoso e impede a absorção dos óleos essenciais e não são biodegradáveis. Óleos sintéticos são produzidos totalmente em laboratório e derivados do petróleo.
4) Cite qual é a principal Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) que dispõem sobre os produtos cosméticos e como esta os caracteriza.
Resposta: A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) que dispõe da definição de produtos cosméticos é a RDC 211, de 14 de Julho de 2005, que os agrupa com os produtos de higiene pessoal e perfumes, e os caracteriza como: Preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.
5) Comente sobre as consequências da utilização de solventes orgânicos em produtos para os cuidados com a pele.
Resposta: A utilização de solventes orgânicos para higienização cutânea pode causar ressecamento da pele e até dermatites, geralmente são produtos hidroalcoólicos.
6) Considerando a função de barreira da pele, descreva como ocorre a assimilação de um produto cosmético na pele humana quando administrado por via tópica.
Resposta: Na aplicação tópica, o fármaco pode fixar-se na superfície cutânea, penetrar na camada córnea, permear nas camadas mais profundas da pele ou serem absorvidas
Explicação:
1. Os principais tipos de hidratação cutânea são a oclusão e a umectação.
A oclusão é um mecanismo que busca reduzir ou evitar a perda da água que já se encontra presente na pele, como se "prendesse" a água a ela.
Normalmente, a hidratação por oclusão envolve a formação de um filme na pele através da aplicação de óleos e de cremes e loções mais "pesados".
A umectação busca captar a água do ambiente, como se "adicionasse" a água do ambiente à pele, aumentando a sensação de umidade.
Normalmente, os produtos envolvidos na hidratação por umectação são mais "leves" ao toque.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/30522307
2. Os conservantes são importantes para a estabilidade do produto, o aumento de sua vida útil e também para evitar a proliferação de microrganismos no produto. Exemplo: parabenos.
Os antioxidantes também aumentam a vida útil dos cosméticos, especialmente aqueles à base de óleos e ceras. Evitam, principalmente, a rancidez oxidativa e mudanças indesejadas de cor do produto. Exemplo: vitamina C.
Os corretivos de pH são importantes porque cada região do corpo possui um pH diferente. Assim, conforme a área de aplicação, é importante corrigir o pH a fim de se evitar irritações, por exemplo. Exemplo: ácido cítrico.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/3297574
3. Óleo vegetal: Extraído das plantas. Pode ser feito a partir de flores, frutas ou folhas, mas a maioria desses óleos são extraídos de sementes.
Óleo mineral: Normalmente é obtido a partir da aplicação de aditivos ao petróleo. Apesar de comumente todos os óleos originados a partir do petróleo serem chamados de "óleo mineral", existem óleos com diferentes composições dentro dessa categoria.
Óleo sintético: não é encontrado na natureza, sendo produzido de maneira totalmente artificial em laboratório. Normalmente, envolve o uso de diversos aditivos conforme a propriedade desejada para o óleo.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/23326307
4. A principal RDC referente a cosméticos categoriza esses produtos em grau I e grau II.
Grau I: Produto com propriedades "básicas", que normalmente não oferece risco à saúde humana e nem exige a comprovação de segurança ou eficácia de sua função principal. Ex: batom simples, shampoo de uso diário.
Grau II: Produto com propriedades "avançadas", que pode oferecer risco à saúde humana e, portanto, exige a comprovação de segurança ou eficácia de sua função principal. Ex: protetor solar, pó descolorante.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/23366819
5. Os solventes orgânicos, normalmente, são mais agressivos à microbiota da pele e, se utilizados "sozinhos" em altas concentrações, podem causar irritação à pele, como os álcoois. Além dos danos à microbiota, também podem causar ardência, surgimento de manchas e dar a sensação de pele "repuxando".
É comum que se combine os solventes orgânicos com a água em formulações cosméticas. Desse modo, a limpeza da pele pode ser efetiva sem que ofereça riscos à saúde do indivíduo.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4587707
6. A assimilação de um produto cosmético na pele humana envolve, principalmente, o tamanho da molécula: produtos de menor tamanho molecular permeiam a pele mais facilmente.
Além disso, áreas de maior espessura da pele adsorvem o produto mais facilmente.
É importante que ocorra adsorção do produto, mas não absorção: A adsorção envolve a permeação do produto na pele, enquanto a absorção engloba a entrada do produto na corrente sanguínea.
Um cosmético não deve entrar na corrente sanguínea já que, por lei, essa função é desempenhada apenas por medicamentos.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/40396837