1. Em relação às diferenças existentes entre as propostas políticas dos seguintes grupos socialistas: Socialistas Utópicos, Socialistas Científicos, Anarquistas e Socialdemocratas marque um X na alternativa correta. *
1 ponto
Para os Socialdemocratas o socialismo seria alcançado por meio de uma obra voluntária, feita pelas elites, que teriam de concordar em perder boa parte de suas propriedades e privilégios, em troca do bem-estar comum.
Os principais pensadores do Socialismo Utópico forma: Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lênin;
Para os socialistas Científicos o comunismo seria o último estágio do desenvolvimento social, segundo os próprios comunistas, caracterizado pela ausência de Estado, pela abolição das classes sociais e pela coletivização dos meios de produção;
Os principais pensadores do Anarquismo foram Mikhail Bakunin, Leon Tolstoi e Leon Trotski;
Para os Marxistas, o estado, o governo e as autoridades eram a or
Respostas
Os socialistas utópicos tinham um conjunto de objetivos que desejavam alcançar, mas não tinham um conjunto de medidas concretas de como alcançar estes objetivos: desejavam o fim das opressões, a felicidade de todos os seres humanos e a liberdade total, mas não tinham um conjunto de propostas que explicavam como estes objetivos seriam alcançados.
Já os socialistas científicos, como Marx, propunham medidas concretas por meio das quais se alcançaria, primeiro, a revolução (por meio da agitação proletária) e, depois, seria construído o socialismo, de modo que as suas propostas eram muito mais tangíveis que as "propostas" dos utópicos.
ENTÃÃÃÃO
Mikhail Bakunin e Pierre-Joseph Proudhon.
“O Estado veio quente, e nóis já tá fervendo” foi um dos gritos das ocupas...mas afinal, o que é o Estado para Marx?“O Estado veio quente, e nóis já tá fervendo” foi um dos gritos das ocupas...mas afinal, o que é o Estado para Marx?