Leia o fragmento a seguir.
Os primeiros indícios da iminência de transformações no regime militar surgem em 1974, quando o presidente Ernesto Geisel profere um discurso aos seus ministros no qual afirma a intenção de promover mudanças políticas. Neste mesmo discurso, Geisel busca também estabelecer os limites destas mudanças, entendendo-as como um “gradual, mas seguro aperfeiçoamento democrático”.
As razões para essa iniciativa, segundo os estudiosos do período, seriam a necessidade de se antecipar a uma possível crise de legitimidade, até então sustentada no crescimento econômico, que já apresentava sinais de esgotamento, e no combate à subversão. Além disso, desde a instalação da ditadura em 1964 faziam-se presentes entre os militares grupos que defendiam o afastamento das Forças Armadas da chefia do governo. Por último, o envolvimento crescente dos militares na administração federal trazia problemas e riscos de divergências no seio das próprias Forças Armadas.
CARVALHO, Alessandra. Características da transição no Brasil. In: LINHARES, Maria Yedda (Org.). História geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990. p. 376.
Indícios: sinais.
Iminência: aproximação,
urgência.
É incorreto afirmar que,
A
O esgotamento do crescimento econômico que caracterizou os primeiros tempos da ditadura militar foi uma das razões que enfraqueceram o regime e levaram Geisel a propor a abertura política.
B
Ernesto Geisel se preocupava em promover mudanças políticas, controlando, contudo, o ritmo e os limites dessas mudanças.
C
O combate à subversão e o crescimento econômico foram as maiores realizações do governo Geisel, anunciadas em discurso aos seus ministros em 1974.
D
As diferentes posições dentro das Forças Armadas sobre a presença militar no governo também estimularam Geisel a iniciar o processo de abertura política.
E
O envolvimento de militares na administração direta do país e em órgãos do governo vinha causando desgastes e divergências entre os próprios militares
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
Alternativa C. É a única alternativa que não condiz com as razões que levaram Geisel a começar o processo da chamada “abertura”: em vez de aumentar o combate à subversão, Geisel pretendia abrandá-lo, e não havia crescimento econômico no período.
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
C
O combate à subversão e o crescimento econômico foram as maiores realizações do governo Geisel, anunciadas em discurso aos seus ministros em 1974.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás