“O processo de urbanização é geral, mas não é regionalmente uniforme. Do ponto de vista regional, registram-se fortes diferenças no ritmo da transferência da população do meio rural para o meio urbano”. (Magnoli & Araujo, 2005, p.184). Sobre a urbanização brasileira podemos afirmar que: I. Graças a sua grande dinâmica industrial, a Região Sul é a segunda mais urbanizada do País. II. As regiões que apresentam os menores níveis de urbanização são a Centro-Oeste e a Norte. III. A urbanização do Centro-Oeste acentuou-se na segunda metade do século passado, com a elevada concentração fundiária e com a mecanização da agricultura da soja. IV. As desigualdades no ritmo da urbanização entre as regiões brasileiras refletem as disparidades econômicas regionais e a inserção diferenciada de cada região na economia nacional. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas: a) I e II b) I, II e III c) I e IV d) II e IV e) III e IV
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
3 e 4 (d)
Explicação:
eu tenho a resposta
respondido por:
4
Resposta: (E) III IV
Explicação: I- Falsa, pois a segunda região mais urbanizada é o Centro Oeste.
II- Falsa, pois as duas regiões menos urbanizadas são o Nordeste e o Norte.
III- Correta, pois o Centro Oeste se urbanizou com a construção de Brasilia no governo JK entre 1956-60, junto com a elevada concentração fundiária e com o advento do aprimoramento de tecnologias agrícolas, com foco na produção de soja .
IV- Correta, pois as desigualdades no ritmo da urbanização principalmente do sudeste que se industrializou de forma acelerada, gerou enorme disparidade enconomica entre as regiões do Brasil.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás