• Matéria: História
  • Autor: sarahbolotari428
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto abaixo, interprete o seu conteúdo e responda à questão a seguir.A EDUCAÇÃO ESPARTANA“Ninguém tinha permissão para criar e educar o filho a seu gosto. Quando os meninos completavam sete anos eram submetidos a um regulamento e a um regime comunitário para acostumá-los a brincar e trabalhar juntos. Na chefia, a tropa punha aquele cuja inteligência sobressaía. Este era seguido com os olhos, suas ordens eram ouvidas e punia sem contestação. Assim sendo, a educação era um aprendizado da obediência. Os anciãos vigiavam os jogos das crianças. Não perdiam uma ocasião para despertar neles brigas e rivalidades. Tinham assim meios de escutar, em cada um, as disposições naturais para a audácia na luta. Ensinavam a ler e escrever apenas o estritamente necessário. O resto da educação visava acostumá-los à obediência, torná-los resistentes aos desafio se fazê-los vencer nos combates.”PINSKY, Jaime. A educação espartana. In: 100 textos de história antiga. São Paulo: Contexto, 2012, p.109.De acordo com a interpretação do texto e por meio dos conhecimentos adquiridos sobre a Grécia Antiga, compare as cidades de Atenas e Esparta. Após a comparação, explique as diferenças entre a educação espartana e a ateniense. *
2

Respostas

respondido por: juciararodriguesdasi
22

Resposta:

foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

Dessa maneira, toda a educação espartana estava voltada para o caráter militarista, tendo a criança desde pequena, que se preparar para se tornar um soldado futuramente.

Tomara ter ajudado.


Biaqueiroz2029: me ajudou muito
luluddd9: obg
juciararodriguesdasi: D:)
Perguntas similares