• Matéria: História
  • Autor: arwengouvea
  • Perguntado 6 anos atrás

PROVA SUPER IMPORTANTE DE HISTÓRIA, PENSI “É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América”. (Simón Bolívar. Carta da Jamaica [06.09.1815]. In: Simón Bolívar: política, 1983.) Pergunta 17: O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que: * Símon Bolívar se aproveitou de sua popularidade para centralizar o poder em suas mãos e governou de forma ditatorial a Grã-Colômbia. Símon Bolívar, um dos líderes da independência da América Espanhola, tinha como objetivo o pan-americanismo (bolivarismo), que consistia na unificação das sociedades latinas em um só governo. Inglaterra e EUA apoiavam as revoluções de caráter popular na América Latina, visando principalmente uma maior igualdade social. Assim como ocorreu na América Espanhola, o Brasil sofreu um processo de independência pautado na revolução armada, com participação da camada popular, que acarretou na abolição da escravidão. Influenciados pelas revoluções liberais do século XIX, os criollos iniciam a liderança do processo de independência logo após a Primavera dos povos, em 1848.


ayrespedro1: kk tamo numa triste situacao meu irmao
marcuswroque: Mds ta todo mundo desesperado kk
prisioneiradopensi: mano todo mundo do pensi
sophiacef: eu nao

Respostas

respondido por: garotastranger007
6

Resposta:

letra e

Explicação:

Simón Bolívar foi o principal líder que conduziu o processo de Independência da América Espanhola. Seu epistolário (isto é, seu conjunto de cartas escritas e enviadas a diversas pessoas) é um dos mais impressionantes de que se tem notícia desse período. Em suas milhares de cartas, Bolívar deixou claras as contradições que o atormentavam enquanto homem que tinha consciência de ser um ator político de seu tempo. Apesar da vontade de promover uma América Latina integrada, sabia que o projeto não poderia ser levado a cabo à época.

#TambémsoudoPensi

Espero ter ajudado


sophiacef: qual e a e
leticiaoliveirp6xnc6: Influenciados pelas revoluções liberais do século XIX, os criollos iniciam a liderança do processo de independência logo após a Primavera dos povos, em 1848.
leticiaoliveirp6xnc6: é essa que você se refere?
sophiacef: e sim obgda
Perguntas similares