O GMD (gerenciamento matricial de despesas) é um método de gerenciamento orçamentário cruzado, baseado na análise parametrizada dos gastos operacionais (despesas e custos fixos) que está sendo aplicado em empresas privadas e também na administração pública. As empresas que adotam o conceito de gerenciamento matricial devem incorporá-lo no controle orçamentário. Assim, as justificativas das variações são dadas por ambos os gestores: o de pacotes e o do centro de custo ou conta. O gestor de pacote dá seu parecer quanto à justificativa do gestor do centro de custo e seu impacto na conta total. O GMD é um instrumento gerencial utilizado para planejamento e controle do orçamento anual e tem sua implementação baseada em três princípios: a) Controle cruzado: isto significa que todas as despesas orçadas devem ser acompanhadas por duas pessoas; b) Desdobramento dos gastos: implica que, para a definição das metas, todos os gastos devem ser detalhados até o nível de atividades e de unidade orçamentária; c) Acompanhamento sistemático: isto implica em instituir uma dinâmica de acompanhamento dos resultados, comparando-os com as metas e definindo ações corretivas para os desvios.
WANZUIT, Diane Regina Ditz. Proposta de uma sistemática de apoio à implementação do orçamento matricial: o caso de uma indústria de alimentos. Dissertação de mestrado. PPGEng, UFRGS, Porto Alegre, 2009.
A partir das informações do texto acima, bem como o conteúdo estudado na aula extra "Estudo de Caso" da disciplina, responda:
a) Quais são as principais características que diferenciam as estruturas organizacionais funcionais e matriciais? (sua resposta deve conter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas).
b) Como o gasto é planejado e executado no contexto do Orçamento Matricial? (sua resposta deve conter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas).
Respostas
Resposta:
A)
A estrutura funcional é baseada em especializações, onde cada chefe só transmite ordens relacionadas à sua especialização, delegando ordens para mais de um setor que receberá ordens de mais de um especialista. Ex: financeiro delega ordens para o setor “A” e “B” e os recursos humanos também pode delegar ordem para os mesmos setores.
A estrutura matricial é um modelo hibrido que envolve mais de uma estrutura, normalmente a funcional e mais uma temporária focada em projetos. Junta especialista funcionais em projetos estratégicos, ou seja, você recebera ordens de mais de um chefe, por exemplo, do seu setor e do de projetos.
B)
O gasto é organizado em dois eixos (entidades e pacotes).
Entidades são os setores da empresa e os pacotes são os grupos de despesas semelhantes entre as entidades.
O gestor de entidade propõe o orçamento que julga necessário para seu setor, após isso o gestor de pacotes pode contestar o valor proposto pelo gestor de entidade, que pode justificar o valor, caso as duas partes entrem em acordo, se encerra a etapa de negociação e segue para aprovação e o planejamento é fechado sem adição.