• Matéria: Informática
  • Autor: flaviobarros3614
  • Perguntado 5 anos atrás

No Superlogo,qual a instrução para essa figura sendo que cada passo vale 20, use o repita).


////


Respostas

respondido por: lilicando
1

Comandos para movimentar a tartaruga

Andar para frente

parafrente nº ou pf nº

Faz com que a tartaruga ande para frente (no sentido que ela estiver apontando) o número de passos

digitado (nº).

Andar para trás

paratrás nº ou pt nº

Faz com que a tartaruga ande para trás (no sentido oposto que ela estiver apontando) o número de

passos digitado (nº).

Virar para a direita

paradireita nº ou pd nº

Gira a tartaruga para a direita o número de graus (nº).

Virar para a esquerda

paraesquerda nº ou pe nº

Gira a tartaruga para a esquerda o número de graus (nº).

Exemplo: Desenhe um quadrado de lado 100.

Pode ser feito de várias maneiras, segue dois exemplos usando os comandos acima.

1. pf 100 2. pt 100

pd 90 pe 90

pf 100 pt 100

pd 90 pe 90

pf 100 pt 100

pd 90 pe 90

pf 100 pt 100  

Os comandos também podem vir todos de uma só vez, separados por espaços:

pf 100 pd 90 pf 100 pd 90 pf 100 pd 90 pf 100 pd 90.

Apagar a tela

tartaruga ou tat

Apaga a tela e coloca a tartaruga na posição inicial. Posição (0,0) e direção norte.

Exemplo: tat

Arcos

arco ângulo raio

Desenha um arco com ângulo e raio digitados.

Exemplos: arco 360 100 (forma uma circunferência de raio 100)

arco 60 150 (forma um arco de circunferência de 60º com raio 150)

Circunferência

circunferência raio

Desenha uma circunferência com o raio digitado.

Exemplos: circunferência 50

circunferência 100

Sem lápis: a tartaruga passa a andar sem desenhar

usenada ou un

A tartaruga anda sem deixar rastro.

Exemplo: un pf 100

Com lápis: a tartaruga volta a desenhar

uselápis ou ul

Coloca o lápis na tartaruga, ou seja, a tartaruga anda desenhando. Se a tartaruga não estiver

desenhando usamos este comando para ela voltar a desenhar.

Exemplo: ul pt 100

Borracha

useborracha ou ub

Coloca borracha na tartaruga que por onde passa apaga os traços.

Exemplo: pf 200

ub pt 100

Mudar a cor do lápis

mudecl nº

Muda a cor da linha traçada pela tartaruga.

Exemplo: mudecl 5 (roxo)

pf 100

Mudar coordenada

mudexy x y

Faz a tartaruga caminhar para o ponto de coordenadas (x,y). Mantém o ângulo da tartaruga.

Exemplo: pd 30 mudexy 100 50

Retornar ao centro

pc ou paracentro

Faz a tartaruga caminhar para a posição (0,0), com ângulo 0 (apontando para o norte).

Exemplo: pd 45 pf 100 pc

Mostrar a posição

esc posição ou esc pos  

Mostra na janela de comandos a coordenada em que está a tartaruga.

Exemplos: pd 45 pf 100 esc pos (irá mostrar 70.710678 70.710678)

mudexy 50 70 esc pos

Mostrar direção (ângulo da tartaruga em relação à vertical)

esc direção ou dç

Mostra na janela de comandos o ângulo em que a tartaruga está posicionado (0 = norte).

Exemplo: pd 30 pf 100 pe 65 esc dç (irá mostrar 325 que é o ângulo medido a partir da direção

norte, no sentido horário)

Escrever

rotule [palavra] ou rotule [nº]

Escreve caracteres na tela na tela.

Exemplos: rotule [superlogo]

tat pd 90 rotule [superlogo]

tat pd 90 mudecl 10 rotule [2006]

tat pd 30 pf 100 mudecl 0 rotule [O]

Comando repita

repita n [lista de comandos]

Executa n vezes os comandos contidos em lista.

Exemplos: repita 5 [pf 50 pd 90 pf 50 pe 90]

repita 4 [pf 90 pd 90]

repita 360 [pf 1 pd 1]

Comando espere

Provoca uma pausa antes de executar o próximo comando.

Exemplos: repita 5 [pf 50 pd 90 espere 40 pf 50 pe 90 espere 40]

repita 4 [pf 100 espere 40 pd 90 espere 40]

repita 20 [pf 10 espere 1]

repita 36 [pe 10 espere 1]

repita 360 [pf 1 pd 1 espere 1]

repita 4 [repita 10 [pf 10 espere 2] repita 9 [pd 10 espere 2]]

Preenchimento

mudecp nº

Muda a cor de preenchimento do objeto o qual a tartaruga está posicionada.

pinte

Preenche com a cor escolhida por “mudecp nº “ a região fechada onde se encontra a tartaruga.

Exemplos: repita 3 [pf 100 pd 120]

un pd 30 espere 20 pf 20 (entra no triângulo)

mudecp 13 (rosachoque)

pinte (muda cor do triângulo)

Perguntas similares