a partir do século ||| o império Romano começou a dar sinais de crise. Embora fosse poderoso, o estado não conseguiu manter a unidade politica e administrativa do imenso território. Cite e explique as razões da desagregação do império romano
Respostas
Resposta:
Uma das razões do fim do Império Romano, foi a crise dos escravos. Dado que o Império estava muito grande, resolveram não o expandir mais e cuidar dos territórios já conquistados. Com isso, sem as invasões, ficaram sem conseguir mais escravos o que contribuiu para uma crise na mão de obra.
Os generais do Império também se sentiam reis dos territórios conquistados e isso soava mal. Roma estava em plena crise civil.
Quando foi transformada de República em Império, as coisas se pacificaram um pouco, mas também sentiram falta no exército devido ao cristianismo que, por volta do séc. III d.c. estava se tornando a religião oficial do império romano. Os cristãos não podiam ser soldados e assim o exército diminuía.
Constantino dividiu o império em dois: O Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente, que passou a se chamar de Império Bizantino.
Os Bárbaros, no caso os germânicos, como a guarnição nas fronteiras estava mais fraca,x foram entrando aos poucos no Império Romano do Ocidente e com isto acabando com as conquistas daqueles lados.
Como sentiam-se muito inseguros nas cidades, os romanos resolveram ir para os campos o que deu início ao feudalismo.