Para resolver este desafio, você deverá comentar (de 03 a 15 linhas ) sobre as possibilidades de o Brasil adotar um modelo de escola do futuro nos próximos anos, mediante o que foi apresentado aos outros países. Para tanto, você deverá ressaltar em seu texto: a) o papel do Estado brasileiro; b) a escola pública e a privada; c) as possibilidades de instituir a "Escola do Futuro" na rede pública de ensino; d) sugestões para a possibilidade de se criar uma escola do futuro.
Respostas
Resposta:
As possibilidades de se instituir ou criar um modelo de "escola do futuro" na rede pública de ensino no Brasil são bem remotas. Os motivos perpassam a falta de interesse do Governo Federal em adotar uma política real de investimento e o problema de uma mudança de comportamento cultural em nossa sociedade. O Estado tem criado diversos programas de inclusão digital e social nas escolas, cerca de 80 mil escolas possuem computadores, porém, esses programas não se efetivam por falta de infraestrutura e por falta de qualificação dos docentes para lidar com as novas tecnologias.
Esses são fatores importantes para a "Escola do Futuro", porém não são os únicos. Outros fatores que impedem a realização desta, aparentemente, tange questões sociais. Não temos ainda uma sociedade que é formada pela autonomia do saber e nem disciplinada. Isso é cultural. Logo, para esta escola, deve-se, antes, dar condições de se construir bases sólidas na sociedade, concomitantemente, deve-se capacitar docentes e demais profissionais da educação para essa nova frente de trabalho. Neste primeiro momento, algumas escolas particulares, que têm uma cultura diferenciada de comportamento, de estrutura, de equipamentos e de qualificações específicas, é que terão condições de instituir uma escola realmente do futuro. Destaco, distribuir tablets, colocar laboratórios de informática não representam de fato que isso seja uma "Escola do Futuro".
Explicação: