é possível identificar atitude expressa por um verbo no imperativo ordem pedido conselho observando o isolamento sem estar inserido em um enunciado? explique
Respostas
Resposta:
Perceba que o verbo está conjugado no presente do indicativo. A escolha desse modo (indicativo) não foi feita aleatoriamente. Escolhemos o modo indicativo quando temos a intenção de expressar algo que temos certeza de sua realização. Assim, temos como função dessa flexão de modo a certeza do conteúdo expresso pelo falante por meio do enunciado.
Resposta:
OBSERVAÇÃO: Essa resposta não é minha...
Explicação:
Embora a palavra imperativo esteja ligada à ideia de "comando", nem sempre usamos esse modo verbal para dar uma ordem. Quase sempre, nossa intenção, ao utilizar o imperativo, é estimular ou exortar alguém a cumprir a ação indicada pelo verbo. Mas também usamos o imperativo para proibir, rogar e convidar. Os dois imperativos existentes em português, afirmativo e negativo, são utilizados somente em orações absolutas, em orações principais, ou em orações coordenadas, podendo exprimir: a) ordem ou comando: Cavem, cavem depressa! b) exortação, conselho: Não olhes para trás quando tomares O caminho sonâmbulo que desce. Caminha - e esquece.