11– Uma pessoa apresenta o seguinte quadro de sintomas: eliminação de grande volume de urina, sede e desidratação. Exames clínicos revelaram alteração hormonal, tratando-se de a) aumento do hormônio aldosterona, produzido pela adrenal, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. b) diminuição do hormônio aldosterona, produzido pela hipófise, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. c) aumento do hormônio antidiurético, produzido pela adrenal, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. d) diminuição do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. e) aumento do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins.
Respostas
O aumento da diurese é causado pela diminuição do hormônio antidiurético (ADH). Alternativa D.
Se o hormônio antidiurético (ADH) estiver baixo, haverá formação de grande volume de urina. Se o ADH estiver alto, haverá formação de pouca urina.
O ADH e tem a função de regular e fazer o equilíbrio hídrico do organismo. Ele atua nos túbulos distais do néfron, promovendo a abertura de canais de aquaporina para que haja reabsorção de água.
Quando a pressão arterial está elevada, por exemplo, e é preciso eliminar mais água pela urina, secreta-se menos ADH, para haver maior liberação de água na urina. Já em casos de desidratação, há uma secreção de grande quantidade de ADH para que a reabsorção da água seja maior.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/23926782
Resposta:
Explicação:
Alternativa D