Qual a consequencia do uso das palavras "descobrimento" ou "invasão" para explicar a chegada dos portugueses no Brasil? Glr pfv resumem sem texto gigante pfv !
Respostas
Resposta:
Quando os portugueses chegaram aqui, os índios já moravam nessas terras, há anos, dizer que os portugueses "descobriram" o Brasil é um mal entendido, já que os índios já estavam aqui, no caso, já aviam descoberto. Os portugueses apenas invadiram essas terras, na intenção de se apossar das riquezas e do povo que aqui já vivia.
Quando se fala em descobrimento ou invasão do Brasil com a chegada dos portugueses em 1500 existem duas linhas opostas de interpretação para os fatos.
A primeira linha diz respeito à visão eurocêntrica e etnocêntrica dos europeus em relação ao Brasil. E a segunda linha diz respeito à visão de alguns historiadores em relação a já haver vida no país antes da chegada dos portugueses.
Um resumo da chegada dos portugueses ao Brasil e suas consequências
Quando os portugueses se lançaram ao mar (eles foram a primeira nação europeia a se aventurar pelo Oceano Atlântico) eles tinham no seu imaginário que criaturas místicas iriam aparecer durante a viagem, que monstros de vários braços não os deixariam seguir viagem.
E algo que era muito sério se passava: existia também os riscos reais de doenças, mortes, naufrágios, rebeliões, escassez de alimentos e água.
Para os europeus, os índios eram vistos como uma gente bem estranha, eram seres avermelhados que andavam nus (esta ideia está centrada no etnocentrismo, quando alguém acha que sua cultura está acima de outra), armados com arco e flexa, exibindo seus corpos pintados, praticantes do canibalismo e poligamia.
Os índios não eram vistos como seres humanos, e sim como estranhos, como pessoas a não serem respeitadas pelos portugueses, que, ao desembarcarem no Brasil, acharam que seria normal coloniza-los para conquistarem as terras brasileiras.
Porém, há relatos de que os índios já habitavam a terra que mais tarde veio a ser chamada de Brasil. Logo, praticavam sua cultura, tinham seus costumes, que, muitas vezes eram vistos como atrasados e primitivos pelos europeus.
Pero de Magalhães Gândavo descreveu em sua obra, Tratado da Terra e História do Brasil que o Novo Mundo (como era chamado pelos europeus) era terra de uma gente “sem fé, sem lei e sem rei”. Consequentemente, a ideia de invasão é vista por algums historiadores como algo real, pois, como dito, já existiam povos vivendo no país.
Saiba mais sobre o período de 1500 em: https://brainly.com.br/tarefa/3084437 , https://brainly.com.br/tarefa/11140956 e https://brainly.com.br/tarefa/47790990
#SPJ2