1)A água do organismo está distribuída em dois grandes compartimentos: o intracelular e o extracelular. A água do interior das células (líquido ou compartimento intracelular) corresponde a cerca de 40% do total do peso do indivíduo, enquanto a água do líquido extracelular, a 20%. O compartimento extracelular corresponde à água do plasma sanguíneo (4%) e à água do líquido intersticial (16%). Assinale a alternativa que contém a porção aquosa do corpo que funciona como intermediária entre o meio externo e o intracelular, e cujas características devem manter-se constantes para o bom funcionamento das células: a)Meio interno ou extracelular. b)Meio aquoso. c)Meio celular. d)Meio sanguíneo. e)Meio vascular.
Respostas
Resposta:
a )Meio interno ou extracelular
Explicação:
O líquido extracelular, também denominado meio interno, é o ambiente compartilhado por todas as células corporais, que funciona como um intermediário entre o meio externo e o intracelular. É importante, para o bom funcionamento celular, que o meio interno varie apenas dentro de certos limites.
Resposta:
a)Meio interno ou extracelular
Explicação:
meio interno do nosso organismo é um ambiente aquoso que circunda as células do nosso organismo, denominado líquido extracelular (LEC). O LEC atua como um meio de transição entre o ambiente externo de um organismo e o líquido intracelular (LIC) que está contido no interior das células. É importante salientar que o LEC é uma região de tamponamento entre o ambiente externo e as células, e, neste sentido, os processos fisiológicos
foram se desenvolvendo ao ponto de atuarem para manter a composição do LEC relativamente estável