Objetivo: Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A ética e a moral estão sempre ligadas as ações humanas dentro de uma determinada sociedade. A abordagem da ética e moral pode ser de duas formas: Religiosa ou filosófica.
Dentro de um contexto religioso a ética pode ser considerada como a maneira em que o Divino estabelece regras, padrões e leis para dentro de um contexto específico, mas que isso não significa que tais leis serão válidas para sempre.
Como por exemplo no contexto Judaico do livro sagrado Bíblia no Antigo Testamento (AT), onde existiam leis chamadas Mosaicas que representavam padrões religiosos para aquela época. Mas que para os Cristãos eram apenas representações de algo maior que viria: Cristo! E que por Cristo vir todas as cerimônias que o representavam, tornaram-se apenas sombra de uma realidade maior.
Já no contexto filosófico a ética e a moral são variantes, isto é, são conceitos que não dependem do Divino para existirem. Os princípios éticos existem por uma necessidade natural do homem de conviver em harmonia e em sociedade com os demais indivíduos.
O que diferencia a primeira abordagem da última é que na primeira a moral depende de Deus e na segunda não.