Respostas
Resposta:
Sistema Solar ou Sistema Planetário
Explicação:
Em 1911, Ernest Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro com radiações de polônio, para estudar a trajetória de partículas α positivas. Percebeu que a maioria das partículas α atravessava a lâmina de ouro e algumas sofriam desvios, porém, outras em um número muito pequeno batiam na lâmina e voltavam. Ele concluiu que:
1. O átomo não era uma esfera maciça e que existiam grandes espaços vazios, visto que, a maior parte das partículas α atravessou a lâmina de ouro.
2. O átomo possui uma região central, onde está concentrada sua massa, na qual foi denominada núcleo (região onde as partículas se chocavam).
3. Esse núcleo apresenta carga positiva, pois, repeliu a partícula α que também tem carga positiva.
Como a lâmina de ouro era eletricamente neutra, ele imaginou que ao redor do núcleo estariam girando elétrons, pois, se estivessem parados se chocariam com o núcleo positivo, devido a atração eletrostática. Em resumo o átomo seria como o sistema solar.
O átomo então seria uma partícula composta por duas regiões: interna e externa.
Interna: o núcleo onde se concentraria toda sua massa positiva chamada prótons (obs: AINDA NÃO SABIAM DA EXISTÊNCIA DOS NÊUTRONS).
Externa: massa onde estaria os elétrons, partículas com carga negativa, em movimento ao redor do núcleo, essa região foi chamada de ELETROSFERA, que para ele, possuía o tamanho cerca de 10 mil a 100 mil vezes maior que o tamanho do núcleo.