• Matéria: História
  • Autor: lohhsaldanha
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais foram as áreas da Europa, onde mais a reforma calvinista se implantou?

Respostas

respondido por: suliany096oliveira
3

Resposta:

Essa postura dos seguidores de Calvino alterava profundamente a visão a respeito do trabalho, até então desvalorizado e entendido como castigo de Deus. Não apenas o trabalho foi valorizado, mas a postura econômica, com vistas ao desenvolvimento das atividades terrenas, foi impulsionada e promoveu verdadeira revolução comportamental.

O ganho já não era visto como pecado, mas sim como sinal da salvação, como bênção de Deus, por isso deveria ser buscado.

O estudioso alemão Max Weber, na obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, mostrou a relação existente entre o calvinismo e o desenvolvimento do capitalismo. Segundo esse autor, o calvinismo favorece a acumulação capitalista, prescrevendo uma vida dedicada ao trabalho e à poupança.

Coincidência ou não, os países do norte da Europa, onde o capitalismo mais se desenvolveu, localizam-se exatamente nas áreas onde a reforma calvinista mais se implantou.

A burguesia encontrou no calvinismo a doutrina adequada à seus interesses e ao seu modo de vida. Incompatibilizada com o princípio católico do justo preço e da proibição da usura, a burguesia abraçou a nova doutrina.

A partir da Suíça, os pregadores calvinistas conseguiram difundir sua dou­trina em várias partes da Europa. Na Inglaterra os calvinistas ficaram conhecidos como puritanos. Foram perseguidos e imigraram em grande número para a América. Na Escócia, ficaram conhecidos como presbiterianos, e na França como huguenotes.

Espero ter ajudado ^w^

Perguntas similares