Para planejar e organizar uma arquitetura pedagógica (AP), o professor precisa ter postura flexível, inovadora e interdisciplinar, mas sem perder o rigor na implementação de um ambiente de ensino e aprendizagem de qualidade, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Para os estudantes, a forma como você está abordando o conteúdo e as atividades planejadas em suas práticas pedagógicas não é interessante, não os instiga a aprender. Portanto, considerando a desmotivação e o desinteresse dos alunos pelos conteúdos abordados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), pense nos exemplos de APs que você estudou. Dentre eles, qual poderia ser organizado e planejado para estimular o interesse de seus alunos em aprender os conteúdos?
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A arquitetura pedagógica por incidente pode tornar as atividades tidas como desinteressantes, em que os alunos não conseguem compreender nem significar a importância do conteúdo, em atividades desafiadoras e motivadoras.
Como qualquer AP, a arquitetura pedagógica por incidente deve ser planejada e organizada levando em consideração o nível de aprendizagem dos alunos, ou seja, os conhecimentos prévios já construídos, as dúvidas, as limitações e as dificuldades desses estudantes. Essa arquitetura torna as aulas mais interessantes, já que pode ser organizada em níveis de complexidade, com crescentes graus de dificuldade.
Alguns exemplos de atividades que poderiam ser aplicadas nesse caso são: simulados com perguntas; organização de oficinas com conteúdos em forma de vídeos ou de podcasts, ou com a utilização de outros recursos/ferramentas da Web. Após a aplicação das atividades, o professor poderia disponibilizar perguntas sobre o que foi estudado.
Explicação: