• Matéria: História
  • Autor: brunakesia5
  • Perguntado 6 anos atrás

3°) Identifique a importância das trocas culturais entre muçulmanos e cristãos para a formação do Brasil e dos brasileiros.​

Respostas

respondido por: paulohenriqueguinell
2

Explicação:

Os muçulmanos constituíram um imenso Império entre os séculos VII e VIII, conseguindo chegar até à Península Ibérica, onde formaram, após o domínio da dinastia dos abássidas, o Emirado de Córdoba, posteriormente chamado de Califado de Córdoba. A presença árabe nessa região europeia ocorreu até o fim do século XV, quando os reis católicos espanhóis, Fernando e Isabel, conseguiram fazer com que suas tropas expulsassem os mouros durante as Guerras de Reconquista. Apesar de terem saído da região, a influência da civilização islâmica permaneceu sobre espanhóis e portugueses.

Essa longa permanência na Península influenciou profundamente a cultura ibérica, sendo sentida até hoje no Brasil em virtude da colonização da América por portugueses e espanhóis. A presença desses traços culturais pode permitir ao professor realizar um interessante trabalho interdisciplinar com seus alunos, estimulando a pesquisa sobre o que a cultura muçulmana mantém presente no cotidiano de vida dos alunos. É possível também apresentar essas permanências em uma perspectiva histórica, apontando como os conhecimentos desenvolvidos pelos muçulmanos contribuíram para que os ibéricos pudessem chegar até à América.


paulohenriqueguinell: oi
brunakesia5: oi
Perguntas similares