Respostas
Resposta:
A questão da linguagem é essencial durante todo o ensino de Lacan, através das noções de simbólico, grande Outro, cadeia de significantes, etc. e outras questões que trarei em outros artigos. E, afinal de contas, é através da linguagem (que ele compara a um “cavalo de tróia” da humanidade — presente maravilhoso que se recebe, mas que acaba por nos limitar, prender, encaixotar) que nós, enquanto analistas, vamos ter acesso às questões trazidas pelos pacientes.
Explicação:
acho que seja isso , se achar grande pega só as partes mais importantes..
bons estudos!!
Resposta:
A linguagem, anterior à existência do sujeito, é o meio pelo qual ele adquire o inconsciente, pois para Lacan o inconsciente está estruturado na linguagem. Após a castração na fase edípica, o sujeito se aliena adentrando o mundo simbólico da linguagem, criando para si uma cadeia de significantes e significados e por fim a fantasia de completude
Explicação:
O sujeito se aliena na linguagem ( falada, gesticulada ou escrita ) porque ele depende do outro para socializar ( resultado da quebra do narcisismo primário ) e porque ele passa a ser sujeito sendo nomeado com algum significante. Sendo assim, é impossível que o sujeito não seja "barrado pela linguagem", isto é, submetido e limitado a ela.