• Matéria: Geografia
  • Autor: biah312
  • Perguntado 6 anos atrás

eu duplas, reflitam por que o sistema de escravidão impedia uma efetiva industrialização do país.​

Respostas

respondido por: contalaranja94
34

Resposta:

Poucas atividades econômicas de monta prosperavam fora da lógica agroexportadora. A possibilidade de se iniciar um ciclo industrializante esbarrava em vários entraves estruturais, entre eles a exiguidade do mercado interno. A modalidade que poderia florescer seria a indústria têxtil, com demandas até nas camadas mais pobres da população. Mas a adoção do tear mecânico pela Grã-Bretanha – uma das marcas da primeira fase da Revolução Industrial do século XVIII – barateou preços e inibiu a concorrência internacional. Aliado a isso, as baixas tarifas alfandegárias praticadas pelo Brasil em relação às mercadorias inglesas contribuíam para sufocar a produção local. Uma série de medidas favoráveis aos ingleses no plano comercial, em vigor entre 1808 e 1843, acentuava esses desequilíbrios.À Inglaterra interessava expandir seus mercados de produtos industrializados e de crédito e aumentar seu leque de fornecedores de matérias primas, no início do século XIX. Para isso, Londres apoiou não apenas política e economicamente os países em fase de libertação, como em alguns casos deu suporte militar. Isso aconteceu no Chile, na Venezuela e no Brasil. A ascendência do país europeu sobre a América Latina se consolidou através de vultosos empréstimos concedidos aos novos Estados para viabilizarem suas independências e um processo de construção nacional. As contrapartidas logos se materializariam.

Apesar de encarecer a compra de produtos estrangeiros, a tarifa era insuficiente para alavancar a atividade industrial. Além do reduzido mercado interno e da concorrência externa, havia outro fator a inibir a implantação de manufaturas. Era a permanência do regime de trabalho escravo.

Aparentemente barato para o empreendedor, o custo do cativo era alto em períodos de entressafra. O fazendeiro acabava imobilizando um capital humano que deveria ser alimentado e mantido constantemente, sob pena de perder investimento.

Explicação:

Perguntas similares