Respostas
Resposta:
O Brasil enfrenta uma de suas piores crises desde de seu descobrimento. Crise econômica e política, e isto mostra que está mais do que na hora de pensarmos em saídas e aprimoramentos para nossa nação. Recentemente o presidente Michel Temer em entrevista a Mariana Godoy da Rede TV afirmou que o país precisa aprimorar seu sistema, defendeu a reforma política e se mostrou favorável ao voto facultativo e ao Parlamentarismo.
possvel a volta da monarquia no Brasil
Discordando um pouco do excelentíssimo presidente da República brasileira, não vimos no parlamentarismo e no voto facultativo algo tão favorável assim, pelo menos, não da forma que é proposto. Pra começar, o voto facultativo e o Parlamentarismo só poderiam favorecer o país se viessem acompanhados de um voto Distrital Puro por conta da representatividade, e claro, de uma Monarquia Parlamentarista, tendo em vista que com o Parlamentarismo republicano uma serie de problemas poderiam surgir, é necessário então que se tenha um chefe de Estado forte e suprapartidário que não deva favores políticos a ninguém, evitando que este se mostre totalmente partidarizado e não atendendo aos anseios da população.
Um parlamentarismo republicano só poderia trazer ainda mais problemas ao país, tornaríamos o parlamento muito forte, o mesmo que acontece com o Executivo hoje, e uma batalha entre o Chefe de Estado (Presidente) e o Chefe de Governo (Primeiro Ministro) poderia colocar o país em uma série de crises de governabilidade, para entender melhor, é necessário que o país fique cada vez menos dependente da política, como ocorreu no Reino da Espanha recentemente, quando o país ficou mais de dez meses sem Governo e mesmo assi continuou nos eixos. A Espanha possui um Chefe de Estado vitalício que não se curva a disputas políticas porque não deve favores e nem responde a conchavos de nenhum partido, porque não precisa deles para ser Rei, ele simplesmente dissolveu o parlamento e convocou novas eleições diretas, não precisaram de todo aquele processo de impeachment que durou meses e que se tornou em todo aquele circo que presenciamos. Em uma Monarquia parlamentaristas as coisas são simples, políticos não dispunham de grandes poderes e a população não é uma eterna refém dependente da política. Vale lembrar que a Espanha irá crescer mesmo tendo passado dez meses sem Governo mais do que a Alemanha de Angela Merkel.
É importante deixar claro que um parlamentarismo com o mesmo sistema eleitoral é simplesmente um suicídio institucional e jogaria o país em um abismo que custaria caro para sair de lá.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!
Boa sorte!