• Matéria: História
  • Autor: oilarissa09
  • Perguntado 6 anos atrás

ME AJUDEM PFV!!
1º Na origem do chamado “Cisma do oriente”, pode-se apontar corretamente :

a) as desavenças entre os membros da hierarquia católica e o imperador bizantino diziam respeito à cobrança das indulgências e à corrupção dos bispos.

b) significou o aparecimento de inúmeras seitas “reformadas”, que se desligaram da igreja romana.

c) no Império Bizantino, a igreja era submetida ao imperador e promovia um excessivo culto aos ídolos e as imagens.

d) em Bizâncio, ao contrário do cristianismo ocidental, as imagens e os ídolos dos santos não eram objetos de adoração e culto.

Respostas

respondido por: manoelaadv015
21

Resposta:

talvez a A,

Explicação:

O Grande Cisma foi o evento que causou a ruptura da Igreja, separando-a em duas: Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, a partir do ano 1054, quando os líderes da Igreja de Constantinopla e da Igreja de Roma se excomungaram mutuamente. Cisma é divisão ou ruptura e o “Cisma do Oriente” foi o rompimento que ocorreu em 1054 d.C., entre as Igrejas Católicas do Oriente e a do Ocidente.

porque se separaram?

As igrejas Católica Apostólica Romana e Católica Apostólica Ortodoxa se separaram durante a Grande Cisma do Oriente, em 1054, quando os líderes das igrejas em Roma e Constantinopla excomungaram-se mutuamente. Desde então, elas divergem em uma série de assuntos, incluindo a supremacia do papa.

fonte wikipedia

obs: achei nada sobre o cisma do oriente no meu livro no capitulo do império bizantino mas ele fala só sobre a interpretação do evangelho ou sobre seita que se desligaram da igreja romana.

respondido por: 00001087131698SP
12

Resposta:

ALTERNATIVA A

Explicação:

as desavenças entre os membros da hierarquia católica e o Imperador bizantino diziam respeito à cobrança das indulgências e à corrupção dos bispos. significou o aparecimento de inúmeras seitas “reformadas”, que se desligaram da Igreja romana.

Perguntas similares