Respostas
Resposta:
Época: 1798. Local: Bahia. Grupos sociais: Camadas populares — alfaiates, bordadores, escravos (e ex-escravos) e sapateiros. Resultados: Vários revoltosos presos ou expulsos do Brasil, além de duras penalidades aos implicados no movimento.
Resposta:
A Conjuração Baiana foi um movimento popular ocorrido na Bahia em 1798. Tinha como objetivos libertar o Brasil do governo de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.
É também conhecida como Conspiração dos Búzios ou Revolta dos Alfaiates, por ter como principais líderes os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.
A conjuração foi composta, em sua maioria, por escravos, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como alfaiates, sapateiros, pedreiros, soldados, entre outras.
Influenciada pelo movimento revolucionário do Haiti e pela Revolução Francesa, a Conjuração Baiana foi fortemente reprimida. Seus membros foram presos e, em 1799, os líderes do movimento foram condenados à morte ou ao degredo
Explicação:
espero ter ajudado