A avaliação da composição corporal é realizada a fim de quantificar os principais componentes do organismo humano, como ossos, gordura corporal e músculos. Esse tipo de avaliação é muito importante, pois permite analisar aspectos relacionados à saúde e aptidão física do indivíduo. Existem diferentes métodos para avaliação da composição corporal. Considerando o texto acima, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso: I. ( ) Um profissional de Educação Física que objetiva identificar a quantidade de gordura pode utilizar da avaliação por meio das dobras cutâneas. II. ( ) A mensuração das circunferências pode ser considerada um método de baixo custo pois necessita apenas de uma fita métrica. III. ( ) A estatura é uma das medidas utilizadas para determinar o índice de massa corporal do indivíduo. As afirmações I, II e III são respectivamente: Alternativa 1: V, V, V. Alternativa 2: F, F, V. Alternativa 3: V, V, F. Alternativa 4: F, V, F. Alternativa 5: V, F, F.
Respostas
Resposta: V, V, V.
Explicação: Explicação: LIVRO INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (pagina 132 )
Dobras cutâneas: mede indiretamente a espessura do tecido adiposo subcutâneo. Pode ser utilizada para estimar o percentual de gordura corporal com base na quantidade de gordura em determinada prega cutânea.
Mensuração das circunferências: são utilizadas preferencialmente para medir as mudanças no tamanho de uma parte corporal ou seu perímetro máximo, por meio de fita métrica.
IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal, que é um cálculo que serve para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à altura. O cálculo do IMC deve ser feito usando a seguinte fórmula matemática: Peso ÷ (altura x altura). Sendo assim a estatura (altura) é uma das medidas utilizadas para determinar o IMC (índice de massa corporal) do indivíduo.