Um grupo de pesquisadores encontrou uma população no interior do Amazonas, isolada do restante do Brasil, e a estudou. Além de estudar seus costumes, o grupo observou algo curioso: foram encontrados 26 indivíduos albinos em uma população total de 6000. Essa forma de albinismo é controlada por um único gene com dois alelos: o albinismo é recessivo para coloração normal da pele. Com as informações fornecidas, é possível calcular a frequência de alelos dessa população?
( )É possível calcular somente entre os homens.
( )É possível realizar o cálculo de frequência alélica.
( )Somente será possível entre os albinos.
( )Não é possível realizar o cálculo de frequência alélica.
( )A frequência alélica entre as mulheres será maior.
Respostas
Com as informações fornecidas sobre os indivíduos albinos encontrados no interior do Amazonas, podemos concluir que a alternativa correta é:
(x) Não é possível realizar o cálculo de frequência alélica.
A frequência dos alelos representa a incidência de uma variante genética em uma população. Os alelos são formas variantes de um gene que estão localizados numa mesma posição, ou lócus genético, em um cromossomo.
Uma frequência de alelo é obtida dividindo-se o número de vezes que o alelo de interesse é observado em uma população pelo número total de cópias de todos os alelos naquele lócus genético específico da população. As frequências dos alelos podem ser representadas como uma decimal, uma porcentagem, ou uma fração. Dessa forma, como o albinismo é encontrado somente por um único gene com dois alelos, conjuntamente, com as informações fornecidas não é possível realizar o cálculo da frequência.
Em uma população, as frequências dos alelos são um reflexo da diversidade genética. As mudanças nas frequências dos alelos ao longo do tempo podem indicar que a deriva genética está ocorrendo ou que novas mutações foram introduzidas na população.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/47038822
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)