Respostas
Resposta:
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.
Resposta:
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares. As condições geológicas que eventualmente criaram petróleo, aconteceram a milhões de anos atrás, quando plantas, algas e plâncton flutuavam nos oceanos e mares rasos. Esses organismos afundaram no fundo do mar, ao final de seu ciclo de vida. Com o tempo, eles foram enterrados e esmagados sob milhões de toneladas de sedimentos e ainda mais camadas de detritos de plantas. As bacias secas são chamadas de bacias sedimentares. No fundo das bacias, o material orgânico foi comprimido, com temperaturas muito altas e milhões de toneladas de rochas e sedimentos acima. O oxigênio estava quase completamente ausente nessas condições, e a matéria orgânica começou a se transformar em uma substância cerosa chamada querogênio.
Com mais calor, tempo e pressão, o querogênio passou por um processo chamado catagênese e transformado em hidrocarbonetos. Hidrocarbonetos são simplesmente produtos químicos compostos de hidrogênio e carbono. Diferentes combinações de calor e pressão podem criar diferentes formas de hidrocarbonetos. Alguns outros exemplos são carvão, turfa e gás natural.